×

Polícia

Preso bando que faturava até R$ 100 mil em roubos para gastar com festas e roupas

Cinco pessoas estavam sendo investigadas por integrarem uma organização criminosa especializada em roubos na capital (Foto: Lana Honorato/PC)

 

Publicidade

Manaus/AM – Adailson da Silva Simões, 24, Denison da Silva Corrêa, 22, Vânia Ferreira dos Santos, 31, Wallace Victor Souza, 26, conhecido como “Pipoca”, e William Clementino da Silva, 29, foram apresentados durante coletiva de imprensa na manhã desta sexta-feira (21), por roubo majorado. O bando estava sendo investigado por integrar uma organização criminosa especializada em roubos na capital amazonense.

 

Delegado Cícero Túlio, titular da Derfv (Foto: Lana Honorato/PC)

 

O quinteto foi preso em flagrante, na manhã de quinta-feira (20), na Zona Leste de Manaus. As prisões foram resultados da operação “Rota 157”. Com a quadrilha, a polícia apreendeu um revólver calibre 38 e um facão ninja. Ainda foram recuperados com restrição de roubo 14 aparelhos celulares e um veículo Gol, de cor vermelha e placa PHR-1539.

De acordo com o delegado Cícero Túlio, titular da Delegacia Especializada em Roubos e Furtos de Veículos (Derfv), as investigações em torno do caso iniciaram após denúncia de um roubo ocorrido na última quarta-feira (19), em uma panificadora situada na Rua Principal, bairro Japiim, Zona Sul da capital.

“Ao recebermos essas informações, identificamos, a partir das características da ação, que se tratava de uma organização criminosa que já estávamos investigando há cerca de um mês. Observamos que eles utilizavam um veículo da montadora Gol, de cor vermelha, para cometer os roubos. O carro pertence a uma locadora de veículos e havia sido alugado pelos elementos. Além disso, tínhamos conhecimento, também, de que o grupo havia efetuado cerca de cinco roubos na capital em pouco mais de um mês de investigações”, explicou Túlio.

 

Delegado Raul Augusto Neto, titular do 12º DIP (Foto: Lana Honorato/PC)

 

Conforme o delegado Raul Augusto Neto, titular do 12° Distrito Integrado de Polícia (DIP), os trabalhos para localizar e prender os suspeitos foram realizados após a prisão de William, que estava em posse do automóvel da montadora Gol. Ao realizarem a abordagem, os policiais civis encontraram com Wallace um revólver calibre 38, com a numeração suprimida, e quatro munições intactas do mesmo calibre.

“Montamos campana nas proximidades do lugar onde ele morava e ao avistarmos o infrator se aproximar, nós o seguimos até a Comunidade Grande Vitória, bairro Gilberto Mestrinho, Zona Leste da cidade, onde ele se encontrou com Wallace e Denison. Na sequência nós os abordamos”, disse.

Líder do grupo

 

Durante as investigações, a equipe da Derfv constatou que o bando usava um carro Gol, de cor vermelha e placa PHR-1539, para cometer roubos (Foto: Lana Honorato/PC)

 

O titular da Derfv informou que, no momento em que foram presos, William, Wallace e Denison confessaram envolvimento no roubo à panificadora. O trio apontou Vânia como a líder do bando e indicou o lugar onde ela estaria. A mulher foi presa enquanto aguardava os comparsas na Rua Central, bairro Coroado, zona leste. “Vânia cooptava funcionários e ex-funcionários dos estabelecimentos para que eles pudessem repassar informações privilegiadas sobre os locais, facilitando os roubos”, argumentou.

Cícero Túlio ressaltou que o último a ser localizado e preso foi Adailson. As equipes efetuaram a prisão dele na rua Flávio Costa, bairro Corado. Os policiais civis identificaram, ainda, que Denison e Adailson foram funcionários de estabelecimentos comerciais alvos de roubos. Ambos foram cooptados por Vânia e passaram a integrar a organização criminosa.

“Nossas informações dão conta de que esse bando criminoso tenha lucrado cerca de R$ 100 mil, em pouco mais de dois meses, com os delitos praticados. Ainda falta prendermos um indivíduo, identificado até o momento apenas como “Grilinho”, que atuava nos roubos junto com os demais infratores. Iremos continuar as diligências para que ele possa responder pelos crimes praticados”, destacou Túlio.

Adailson, Denison, Vânia, Wallace e William foram autuados em flagrante por roubo majorado e associação criminosa. Wallace irá responder, ainda, por posse irregular de arma de fogo de uso restrito. Ao término dos procedimentos cabíveis na Derfv, eles serão levados para Audiência de Custódia no Fórum Ministro Henoch da Silva Reis, bairro São Francisco, Zona Sul da capital.

Por Diário Manauara *Com informações da assessoria