
Atirador em fuga após cometer o crime (Foto: Reprodução)
Humaitá (AM) – Emerson Jorge Auler, 42, presidente da Associação Transparência Humaitá, foi assassinado a tiros na noite desta quarta-feira (8), por volta das 19h35, na avenida Transamazônica, no bairro São Pedro, no município de Humaitá, distante 590 quilômetros de Manaus.
Segundo informações preliminares, Emerson Jorge foi atingido com dois tiros em frente da própria casa, ao lado do Bar Saviolla. Imagens de uma câmera de segurança mostra o momento em que um homem se aproxima do local e, em seguida, faz os disparos.
O atirador que usava chapéu, camisa branca e calça azul, fugiu sem ser identificado. Emerson Jorge ainda foi levado para o Hospital Regional de Humaitá, onde não resistiu aos ferimentos na cabeça e no ombro.
Emerson Jorge era irmão do ex-vereador Jhon Auler e conhecido por denunciar políticos locais sobre irregularidades em processos licitatórios, contratações, uso da máquina pública em proveito pessoal.
As denúncias foram levadas ao Ministério Público do Amazonas, que abriu processo de investigação. Emerson Jorge Auler foi o principal o “nó de górdio” contra o ex-prefeito Herivaneo Seixas.
Por conta das denúncias, ele foi hostilizado e agredido dentro da prefeitura por Herivaneo Seixas e por um dos seus seguranças.

Emerson Jorge Auler durante reintegração de suas terras próximo do Distrito de Realidade (Foto: Divulgação)
Em outubro deste ano, Emerson Jorge Auler também conseguiu após sete anos a reintegração de posse de uma área de terra de sua propriedade na comunidade Distrito de Realidade.
Durante o litígio pela posse de terra como direito natural, Emerson Jorge Auler foi ameaçado em áudio por uma pessoa que disse: “Não ficar assim”.
Ainda não há informações sobre a motivação, mas tudo indica que o crime foi encomendado. O caso será investigado pela Polícia Civil de Humaitá.