O prefeito do município de Nhamundá (a 383 quilômetros de Manaus), Nenê Machado (PROS), foi preso na terça-feira (14), em uma operação da Polícia Federal (PF) em conjunto com a Polícia Militar de Pará, Ibama e Secretaria do Meio Ambiente de Faro (Semma), ocasião em que foi flagrado com armamento pesado, de grosso calibre, explorando seixo em área ilegal no município de Faro (a 922 quilômetros de Belém).
A operação ocorreu no rio Nhamundá, divisa dos estados do Amazonas e Pará. Os agentes federais apreenderam duas dragas em atividade na extração de seixo e areia, uma balsa rebocador, um motosserra, dezenas de armas de grosso calibre [submetralhadoras, rifles, pistolas, espingardas] e várias armas brancas.
As armas foram encontradas em posse de vários homens, inclusive com policiais militares do Estado do Amazonas, que faziam escolta para garantir a atividade ilegal e criminosa de extração de seixo no leito do rio.
Aos policiais federais, o prefeito Nenê Machado assumiu ser o proprietário dos maquinários na extração ilegal no leito do rio Nhamundá, mas negou que os armamentos encontrados na embarcação de sua propriedade os pertenciam.
Todo material apreendido e homens que garantiam a segurança da extração ilegal, foram conduzidos coercitivamente, assim como o prefeito de Nhamundá, Nenê Machado, até a delegacia do município de Faro, para procedimentos judiciais.
Multa
O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) autuou com multa nos termos da Lei Federal Nº 90605/98, que dispõe sobre as sanções penais e administrativas derivadas de condutas e atividades lesivas ao meio ambiente.
Vejas mais fotos