
Operação “Nômade” (Foto: Divulgação/PF-AM)
Manaus (AM) – A Polícia Federal (PF) no Amazonas deflagrou, nesta terça-feira (23), a operação “Nômade”, inaugurando a fase ostensiva de Inquérito Policial que investiga fatos relacionados a possíveis práticas de crimes, como pertencimento à organização criminosa e tráfico de drogas.
A Justiça Estadual no Amazonas deferiu a representação da Polícia Federal, expedindo cinco mandados de busca e apreensão e um mandado de prisão temporária, os quais são cumpridos nessa etapa da investigação criminal nas cidades de Manaus/AM e Porto
Alegre/RS.
Além da prisão temporária decretada pela Justiça, a PF prendeu em flagrante o respectivo investigado também por porte ilegal de arma de fogo. O armamento encontrado foi devidamente apreendido pela Polícia Federal.
Entenda o caso
A investigação da PF localizou uma das lideranças da facção denominada Comando Vermelho do Amazonas, que estava residindo na cidade Porto Alegre/RS, de onde agia ativamente na tomada de decisões dessa organização criminosa. O investigado possui, inclusive, histórico de atuação em outras organizações e registros de antecedentes criminais.
Na medida de suas responsabilidades, o investigado poderá responder pelos crimes supramencionados, cujas penas somadas podem ultrapassar 20 anos de prisão.
O nome da operação “Nômade” faz referência às constantes mudanças de endereço do investigado, bem como da mudança de facção da qual faz parte.
- (Foto: Divulgação/PF-AM)
- (Foto: Divulgação/PF-AM)
*Com informações da assessoria









