×

Polícia

Polícia Federal prende dois homens com mais de 400 quilos de drogas

Segundo a PF, os dois homens transportam o produto ilícito oriundo Peru em uma aeronave bimotor, que foi interceptada por aviões da FAB

A aeronave foi interceptada por aviões da FAB (Foto: Divulgação/PF)

Coari – A Polícia Federal prendeu dois homens por tráfico de drogas no Aeroporto de Urucu, em Coari (a 363 quilômetros de Manaus). Com eles, os agentes apreenderam mais de 400 quilos de entorpecentes.

Publicidade

Segundo informações da PF, uma aeronave, bimotor Sêneca, identificada como suspeita em tráfego aérea, foi interceptada por aviões A-29 Super Tucano da Força Aérea Brasileira (FAB), na tarde segunda-feira (18).

Com atuação no âmbito da operação “Ostium” para coibir ilícitos transfronteiriços, em cooperação com a PF e outros órgãos de segurança pública, o bimotor foi submetido a procedimentos de averiguação e persuasão, inclusive com tiro de aviso durante o voo e escoltado pela FAB.

Após realizar o pouso, os ocupantes do avião saíram correndo em direção à mata. O piloto, um homem de 34 anos, natural de São Paulo/SP, antes de adentrar na floresta, retornou até a aeronave e acabou preso por seguranças do aeroporto.

Equipes da Delegacia de Repressão a Entorpecentes (DRE) e do Grupo de Pronta Intervenção (GPI) da PF no Amazonas foram deslocadas ao local dos fatos, onde deram continuidade às buscas do segundo ocupante da aeronave, que foi capturado pelos policiais federais na terça-feira (19).

O tripulante inicialmente apresentou um documento de identidade falso que ele portava. Posteriormente, esclareceu sobre o nome verdadeiro, acrescentando ter 40 anos e ser natural de Porto Velho/RO. Ele afirmou ainda ser foragido da Justiça pela prática de crime de homicídio.

Os dois homens transportavam as drogas oriundas do Peru (Foto: Divulgação/PF)

Durante revistas na aeronave, os policiais federais apreenderam 418 quilos de cocaína e 600 gramas de maconha, bem como a aeronave utilizada para a prática do crime. Os entorpecentes são oriundos do Peru.

Diante dos fatos, a autoridade da PF instaurou inquérito policial mediante auto de prisão em flagrante delito dos dois homens por tráfico transnacional de drogas e associação para o tráfico. Os crimes estão previstos nos artigos 33, caput, c/c 40, inciso I, e 35, caput, todos, da Lei no 11.343/2006, cujas penas máximas, somadas, podem alcançar 33 anos de reclusão, além de multa.

A investigação criminal prosseguirá a fim de esclarecer todas as circunstâncias e identificar outros possíveis envolvidos na prática das referidas condutas criminosas.

*Com informações da assessoria