×

Polícia

Polícia Civil intensifica continuidade da operação ‘Capital Segura 2’ em Manaus

Ao longo da ação, em alguns locais onde foram realizadas as abordagens policiais - foto: Erlon Rodrigues/Assessoria/PC

Ao longo da ação, em alguns locais onde foram realizadas as abordagens policiais – foto: Erlon Rodrigues/Assessoria/PC

Em continuidade para coibir práticas criminosas, a operação ‘Capital Segura 2’ foi intensificada na noite de sexta-feira (31) nas ruas de Manaus. A ação foi coordenada pelo Departamento de Polícia Metropolitana (DPM).

Durante os trabalhos foram feitas abordagens e incursões nos bairros com os maiores índices de criminalidade na capital, como homicídios, tráficos de drogas, corrupção de menores e roubos.

De acordo com o diretor do DPM, delegado Geraldo Eloi, a segunda fase da operação iniciou na última segunda-feira (27), e foi concluída na noite de sexta-feira (31).

“Na noite dessa sexta-feira, encerramos a operação. A Polícia Civil atuou nas áreas que tem maior índice de criminalidade. A operação, que durou a semana inteira com cumprimentos a mandados de prisão e busca e apreensão, terminou com o trabalho na rua, para que a população possa sair com tranquilidade das suas casas”, explicou Geraldo Eloi.

Participaram da operação 180 policiais civis - foto: Erlon Rodrigues/Assessoria/PC

Participaram da operação 180 policiais civis – foto: Erlon Rodrigues/Assessoria/PC

As incursões iniciaram em um campo de futebol, situado no bairro Compensa, zona Oeste da cidade, onde, de acordo com Geraldo Eloi, existe uma grande concentração de pessoas que comercializam e usam entorpecentes. Também foram realizadas diligências em todos os bairros da capital.

Ao longo da ação, em alguns locais onde foram realizadas as abordagens policiais, haviam a presença de crianças e adolescentes. A titular da Depca, delegada Juliana Tuma, informou como a especializada agiu na operação. “O objetivo da Depca, com o apoio do Conselho Tutelar, é identificar situações de risco envolvimento crianças e adolescentes, situações de vulnerabilidade e se for o caso identificar também situações criminal”, disse Tuma.

Conselheiros tutelares de todas as zonas de Manaus, também participaram da operação. O coordenador-geral dos conselheiros tutelares de Manaus, Márcio Menezes, falou da importância de realizar um trabalho integrado com a Polícia Civil. “O conselho tutelar trabalha em conjunto com a Polícia Civil no sentido de identificar crianças e adolescentes com o direito violado. Fomos convocados pela delegada Juliana Tuma, para junto com a Depca realizarmos esse trabalho que é muito importante para resguardar os direitos das crianças e adolescentes”, disse Menezes.

Ao final da operação, Geraldo Eloi destacou o saldo positivo da ação que durou uma semana.

“Conseguimos mostrar para a sociedade que existe uma preocupação da Polícia Civil em levar tranquilidade à população, fizemos um trabalho que tirou de circulação 93 pessoas que estavam cometendo crimes na capital. O saldo positivo mostra que a instituição está sempre alerta para contribuir com a segurança da cidade de Manaus”, finalizou o diretor do DPM.

Participaram da operação 180 policiais civis lotados nas seis Seccionais de Manaus, nos 30 Distritos Integrados de Polícia (DIPs), Grupo Especial de Resgate e Assalto (Fera), Delegacia Especializada em Capturas e Polinter (DECP), Delegacia Especializada em Crimes contra à Criança e ao Adolescente (Depca), Delegacia Especializada em Apuração de Atos Infracionais (Deaai), Delegacia Especializada em Crimes contra a Mulher (DECCM), Delegacia Especializada em Ordem Política e Social (Deops), e Comissão de Capacitação, Treinamento e Desenvolvimento (CCTD) da instituição.
Com informações da assessoria

You cannot copy content of this page