×

Polícia

Polícia Científica do Amazonas atinge 90% de eficácia na conclusão de laudos criminais

Atualmente, o departamento conta com mais de 100 profissionais

Polícia Científica do Amazonas atinge 90% de eficácia na conclusão de laudos criminais

Os documentos embasam investigações realizadas pela Polícia Civil do Amazonas (Foto: Divulgação/SSP-AM)

Manaus (AM) – No segundo quadrimestre de 2024, a Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM) por meio do Departamento de Polícia Técnico-Científica (DPTC), atingiu 90% de eficácia ao concluir mais de sete mil laudos criminais. Os documentos embasam investigações realizadas pela Polícia Civil do Amazonas (PC-AM), o que proporciona o envio de inquéritos criminais mais robustos para a Justiça.

A perita criminal Isabella Erthal ressaltou que a conclusão dos laudos é uma maneira do Sistema de Segurança dar uma resposta à sociedade que aguarda por uma solução do caso.

Publicidade

“O resultado desses 90% de eficácia nos laudos é que todos eles que entraram, nós conseguimos atender e produzir o documento do atendimento. A perícia não faz o trabalho só indo ao local, nós realizamos a análise e isso significa que todas as requisições que chegaram foram realizadoos os exames e, por meio deles, muitos casos foram solucionados”, disse a perita.

Entre os setores da perícia que possuem a maior demanda das solicitações, está o de tráfico de drogas; homicídio; porte ilegal de arma de fogo; danos e acidente de trânsito com vítimas lesionadas.

“A perícia é um universo composto de muitos setores, alguns setores de atendimento externo, ou seja, o perito vai até o local onde a ocorrência aconteceu, como nos casos de mortes violentas e acidentes de trânsito. Esses peritos vão até o local, colhem as provas e encaminham para o outro setor que trabalha interno onde ficam os laboratórios”, explicou Isabella.

Casos solucionados

Um dos casos de grande repercussão no Amazonas que contou com o trabalho minucioso dos peritos trata-se do homicídio de um médico colombiano, no município de Tabatinga (a 1.108 quilômetros de Manaus) que estava desaparecido desde o dia 7 de julho e o seu corpo foi encontrado no dia seguinte em uma área de mata.

Já em situações de acidentes de trânsito com vítimas fatais, os peritos também atuaram no caso de uma carreta carregada com um contêiner que tombou e esmagou um carro no bairro Colônia Oliveira, levando a óbito o condutor do veículo.

Curso de Análise Criminal

Para agregar mais conhecimento na área, seis peritos do DPTC estão participando da 3° Edição do Curso de Análise Criminal, de 21 de outubro a 1º de novembro. O curso é realizado em parceria com a Secretaria Nacional de Segurança (Senasp).

A perita Isabella ressaltou a importância do curso para os colegas de profissão. “Nós estamos diretamente inseridos nisso, não só na análise da cena do crime, mas no escopo da pontuação da criminalidade, porque aqui a gente vai falar sobre os sistemas que materializam e transformam isso em números, é importante para as decisões de gestão”, disse.

O docente do curso e gerente geral de análise criminal da Secretaria de Defesa Social de Pernambuco, Phillip César, destacou algumas matérias que serão abordadas durante os 12 dias de curso.

“A primeira disciplina é a introdutória que fala um pouco da história da análise criminal, alguns conceitos importantes, procedimentos que devem ser adotados pelos analistas criminais, bem como algumas práticas. Também serão abordados alguns sistemas, softwares em funcionamento, e no decorrer do curso eles vão ter matérias relacionadas à criminologia, a análise de softwares, a questão de georreferenciamento, mapas e geoprocessamento”, disse Phillip.

*Com informações da assessoria 

You cannot copy content of this page