×

Polícia

Polícia apreende dois adolescentes envolvidos na morte de motorista em Manaus

Adolescentes confessaram o crime que vitimou o motorista com tiro na cabeça (Foto: Vanessa Fontes/PC)

Dois adolescentes, de 17 anos, foram apreendidos pela polícia, suspeitos de envolvimento na morte do motorista de micro-ônibus, Everaldo do Val de Almeida, 53, durante um assalto na madrugada desta terça-feira (21), na Avenida Rio Negro, bairro Santo Agostinho, Zona Oeste de Manaus. A dupla confessou o crime e um deles estava com drogas e dinheiro.

Publicidade

De acordo com o delegado Adriano Félix, titular da Delegacia Especializada em Roubos, Furtos e Defraudações (Derfd), as apreensões ocorreram após o recebimento de denúncia que um dos adolescentes estaria na casa de um vizinho, no Beco Brasil, também no bairro Santo Agostinho. Durante a revista, o infrator foi encontrado no quarto, escondido dentro de uma cama box.

Durante o interrogatório, o adolescente confessou participação no latrocínio e apontou um comparsa como autor dos disparos contra a cabeça do motorista. O outro adolescente a quem ele se referia havia sido apreendido e apresentado na Delegacia Especializada em Apuração de Atos Infracionais (Deaai), poucas horas após cometer o crime, por policiais militares das Rondas Ostensivas Cândido Mariano (Rocam), com 30 trouxinhas de cocaína, um celular e a quantia de R$ 500 em dinheiro.

“Chegamos a um dos adolescentes após um trabalho investigativo realizado pelas equipes da Derfd, após tomar conhecimento do delito. A partir daí a equipe da especializada foi até o local onde ele morava e conseguimos encontrá-lo escondido na casa de um vizinho dele. Após a detenção do menor, ele relatou em Termo de Declaração quem seria o comparsa dele no latrocínio do motorista. Descobrimos que ele teria sido apreendido ainda durante a madrugada desta terça-feira por tráfico e estava realizando os trâmites legais na Deaai”, informou Felix.

Félix ressaltou que os dois adolescentes são ‘parceiros de crime’ e costumam cometer assaltos diariamente no bairro Santo Agostinho, onde moram. A dupla já possui passagens pela polícia, por tráfico de drogas, sendo que um deles é suspeito de cometer um latrocínio semelhante contra o carpinteiro Waldenire Justino da Silva, 32. A vítima tentou pular a catraca para fugir dos criminosos, mas foi atingido com um tiro na nuca dentro de um ônibus do transporte coletivo da linha 678.

O crime aconteceu na noite do dia 18 julho de 2016, na Avenida Coronel Teixeira, bairro Ponta Negra, Zona Oeste da cidade. Waldenire ainda chegou a ser socorrido e levado ao Pronto-Socorro (PS) Dr. João Lúcio, mas morreu duas horas depois de dar entrada no setor de emergência. Os criminosos fugiram levando celulares de outros passageiros, menos os pertences do carpinteiro.

Entenda o caso

Everaldo do Val de Almeida, 53, era motorista de um micro-ônibus da empresa PMF Transportes Especiais, modelo Marcopolo/Volare, cor branca, placa NPA-8800, usado no transporte de trabalhadores de uma empresa do Polo Industrial de Manaus (PIM).

Na madrugada de terça-feira (21), por volta de meia-noite, Everaldo estava indo deixar o último funcionário da empresa Showa, Josimar Bento da Silva júnior, 31, quando o veículo foi interceptado na Avenida Rio Negro, bairro Santo Agostinho, Zona Oeste da capital, por dois infratores.

Ao perceber a ação, Everaldo tentou fugir com veículo, mas foi atingido com um tiro na cabeça de arma caseira e morreu no local. Desgovernado, o micro-ônibus ainda chegou a colidir com um muro de uma casa e um poste da rede elétrica.

Com a batida, os criminosos entraram no veículo e roubaram o celular do funcionário que ficou ferido. Em seguida, a dupla fugiu por um rip rap que dá acesso a comunidade Chiquitita. Josimar foi socorrido e levado para uma unidade hospitalar.

Durante a coletiva de imprensa, a delegada Elizabeth de Paula, titular da Deaai, ressaltou que o adolescente autor dos tiros contra o motorista, além da suspeita de latrocínio, acumula passagem pela especializada por tráfico de drogas, lesão corporal e furto. O outro menor infrator tem passagem por tráfico drogas. A dupla irá responder por ato infracional análogo ao crime de latrocínio. Ao fim dos procedimentos, os dois adolescentes serão apresentados à Promotoria de Justiça.