O presidiário Gelton Ray Freitas Hauxwell, conhecido como ‘Pigmeu’, 23, foi executado com seis tiros, na noite de quarta-feira (9), na Comunidade Valparaíso, no bairro Jorge Teixeira, na Zona Leste de Manaus. Segundo a polícia, o crime teria relação com o tráfico de drogas na área.
Ao Diário Manauara, populares relataram que o crime ocorreu por volta das 21h. ‘Pigmeu’ caminhava pela Rua Cardos Santos, quando foi surpreendido por dois homens, que chegaram ao local a pé após saírem de um beco.
‘Pigmeu’ ainda tentou correr da dupla, mas foi alcançado e executado com seis tiros. Os criminosos deixaram o local sem serem identificados pelo beco, que fica no fim da rua.
Conforme a perícia criminal do Departamento de Polícia Técnico-Científica (DPTC), a vítima foi atingida com seis tiros de pistola, sendo três na cabeça, um no braço, um nas nádegas e outro no ombro.
Os moradores informaram ainda que ‘Pigmeu’ praticava roubos na área e era usuário de drogas. A morte dele teria sido ordenada por um traficante da área, conhecido como ‘Polho’.
De acordo com uma equipe da Delegacia Especializada em Homicídios e Sequestros (DEHS), a principal motivação para o crime aponta para uma suposta dívida da vítima com o tráfico de drogas, mas as praticas de roubo no local pode relação.
Consta no site do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM), que Gelton Ray respondia a dois processos em liberdade, sendo um por receptação e outro por roubo, com condenação por roubo majorado, em 2016.
O corpo da vítima foi encaminhado para o Instituto Médico Legal (IML). O caso será investigado pela equipe da DEHS.