O pescador Pedro Días Oraco, 42, de nacionalidade peruana e Zilmar Albino Santana, 32, de nacionalidade brasileira, foram presos com 900 quilos de cocaína pura, na segunda-feira (30), no município de Iranduba (a 27 quilômetros de Manaus). A operação policial foi deflagrada Pela Polícia Civil do Amazonas (PC-AM).
De acordo com o delegado Paulo Mavignier, diretor do Departamento de Investigações sobre Narcóticos (Denarc), a droga avaliada em cerca de R$ 20 milhões. Pedro e Zilmar realizavam o transporte de 10 quilos da droga quando foram abordados, momentos antes de fazer a entrega em Manaus. O restante dos entorpecentes foi encontrado enterrado na ilha da Marchantaria.
Em depoimento, Pedro afirmou ter ajudado a transportar a droga do Peru para capital do Amazonas e, que iria receber a quantia de R$ 10 mil, porém, não soube informar para quem os entorpecentes seriam entregues.
Conforme Mavignier, essa foi a maior apreensão de drogas realizada pela Polícia Civil. A segunda apreensão ocorreu em menos de uma semana, quando foram apreendidos mais de 400 quilos de drogas, entre cocaína e maconha do tipo skunk, entre os municípios de Iranduba e Manacapuru. As duas apreensões fazem parte da operação ‘Tarrafa’.
“Estamos fechando o cerco ao narcotráfico que usa cidades da região para escoar a droga, em especial para Manaus”, disse Mavignier.
A dupla foi autuada por tráfico de drogas e associação para o tráfico. Eles serão encaminhados para o Centro de Detenção Provisória Masculino (CDPM), no quilômetro 8 da BR-174, onde ficarão à disposição da Justiça