×

Polícia

PC desarticula grupo que praticava roubos a supermercados na Zona Norte de Manaus

A quadrilha seria especializada em roubo a mercadinhos e supermercados, no bairro Cidade Nova. (Foto: Erlon Rodrigues/PC)

José Roque de Souza, 34; Robson Vasconcelos Bindá, 18, e Edenjackson Silva do Carmo, 42, foram presos na manhã de sexta-feira (26), na operação ‘Varejo’, suspeitos de roubos em supermercados e mercadinho, na Zona Norte de Maanus. Durante as diligências um adolescente de 17 anos e uma arma de fogo calibre 38 foram apreendidos.

Publicidade

De acordo com o delegado Jeff Mac Donald, titular do 6º Distrito Integrado de Polícia (DIP), a quadrilha seria especializada em roubo a mercadinhos e supermercados, principalmente os situados no bairro Cidade Nova, Zona Norte. As investigações iniciaram após vários registros de Boletins de Ocorrência (BOs) de roubos que vinham acontecendo aos sábados, à tarde, em estabelecimentos comerciais situados naquela região da capital. Os levantamentos dessas informações duraram, aproximadamente, três semanas.

Segundo a autoridade policial, o último roubo cometido pela quadrilha ocorreu no último sábado, dia 20, em um supermercado situado na Comunidade Riacho Doce, bairro Cidade Nova, zona Norte. Na ocasião foram subtraídos R$ 8 mil em espécie e uma arma de fogo utilizada pelo segurança do estabelecimento. Mac Donald acrescentou que os infratores chegaram a lucrar cerca de R$ 20 mil com os delitos.

Durante as diligências os policiais civis identificaram José Roque. Conforme o delegado, o infrator, em parceria com Edenjackson, efetuava o aluguel de um automóvel por um período de cinco dias, geralmente de quinta à segunda-feira. As ações criminosas ocorriam sempre aos sábados à tarde e Edenjackson permanecia no interior do automóvel, enquanto José Roque entrava no estabelecimento e montava guarda no local.

“José utilizava um simulacro para intimidar as vítimas. Robson e o adolescente eram responsáveis em recolher o dinheiro dos caixas. Assim que identificamos José e descobrimos o modo de operação dos infratores, representei o pedido de prisão preventiva em nome de José Roque. O documento foi expedido na última quarta-feira (24), pelo juiz Luís Alberto Nascimento Albuquerque, da 1ª Vara Criminal”, esclareceu Mac Donald.

Na manhã desta sexta-feira, policiais civis se deslocaram até o local onde o homem trabalhava, na Avenida Tefé, bairro Japiim, Zona Sul. Ao ser indagado sobre os crimes cometidos, José acabou revelando o esquema criminoso e indicou a localização dos demais integrantes da quadrilha. Jeff David disse que na casa onde José Roque morava foi encontrada uma arma de fogo calibre 38, com numeração suprimida

“A arma apreendida na residência dele foi subtraída do segurança que trabalhava no estabelecimento comercial que o bando roubou no último sábado. Por esse crime, José Roque foi autuado em flagrante por porte ilegal de arma de fogo de uso restrito. O infrator será encaminhado para Audiência de Custódia no Fórum Ministro Henoch da Silva Reis, na zona Sul”, informou o delegado.

Em ato contínuo, o titular do 6º DIP representou as ordens judiciais em nome dos demais envolvidos nos delitos. Os documentos foram expedidos pelo juiz Luís Alberto Nascimento Albuquerque, da 1ª Vara Criminal. As diligências foram realizadas no bairro Educandos, na zona Sul da cidade.

Edenjackson e Robson foram presos na casa onde moravam, no bairro Educandos, respectivamente no Beco Serraria e Beco São Jorge, na zona Sul da capital. O adolescente foi apreendido na residência dele, também no bairro Educandos.

José Roque, Edenjackson e Robson foram indiciados por roubo majorado e associação criminosa. Ao término dos procedimentos cabíveis os homens serão encaminhados ao Centro de Detenção Provisória Masculino (CDPM). O adolescente apreendido foi encaminhado à Delegacia Especializada em Apuração de Atos Infracionais (Deaai), onde será instaurado Auto de Infração Social (AIS).

Com informações da assessoria