
Polícia cumpre mandados e bloqueia bens de facção criminosa (Foto: Divulgação/PF)
Manaus (AM) – A Força Integrada de Combate ao Crime Organizado (FICCO/AM) deflagrou, nesta segunda-feira (6/10), a Operação Xeque-Mate, ação que marca um novo capítulo no enfrentamento ao crime organizado no Amazonas. A ofensiva é um desdobramento das operações Torre 1, 2, 3 e 4 e tem como alvo o principal núcleo de comando de uma facção que atua no estado.
Durante a operação, as equipes cumpriram cinco mandados de prisão e cinco de busca e apreensão, além de bloquear bens avaliados em R$ 122 milhões nas cidades de Manaus (AM) e Guarujá (SP).
As investigações revelaram um complexo esquema de lavagem de dinheiro comandado por um dos líderes do grupo, que atuava diretamente da Colômbia utilizando identidade falsa. Mesmo foragido, ele continuava a enviar ordens aos subordinados e foi vinculado à posse de parte de um carregamento com mais de duas toneladas de drogas, apreendido em setembro de 2024, na capital amazonense.
Para disfarçar a origem ilícita dos recursos, os criminosos utilizavam terceiros, fintechs, empresas de fachada e estruturas paralelas de pagamentos. As operações eram realizadas por aplicativos, o que reduzia a fiscalização pelo sistema bancário tradicional e facilitava a mistura de dinheiro legal com o proveniente do tráfico.
Com esse método, mais de R$ 122 milhões circularam no sistema clandestino, sendo parte dos valores convertida em criptoativos e remetida ao exterior, principalmente para a Colômbia, como pagamento direto a fornecedores de drogas.
A localização dos alvos contou com apoio da Secretaria Executiva Adjunta de Inteligência (SEAI/AM), que forneceu dados estratégicos fundamentais para o sucesso das diligências. A operação também teve cooperação com autoridades policiais colombianas, fortalecendo o trabalho conjunto no combate ao tráfico internacional.
A FICCO/AM é uma força-tarefa coordenada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública e formada pela Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Secretaria de Segurança Pública do Amazonas, Polícia Civil, Polícia Militar, SEAI, Secretaria de Administração Penitenciária e Secretaria Municipal de Segurança e Defesa Social. A iniciativa visa integrar esforços no combate ao crime organizado e à criminalidade violenta no estado.