
As drogas foram descobertas em compartimentos falsos da embarcação (Foto: Erikson Andrade/SSP-AM)
Manaus – Um carregamento com 630 quilos de drogas foi apreendido na tarde de quinta-feira (9), no rio Solimões, nas proximidades do município de Manacapuru (a 68 quilômetros de Manaus). Cinco homens foram presos durante uma operação integrada entre Polícia Civil, Polícia Militar, Receita Federal e Ministério da Justiça e Segurança Pública.

A embarcação foi abordada nas proximidades de Manacapuru (Foto: Divulgação)
O material apreendido estava no fundo falso da embarcação “Deus me Deu a Vitória”, ocultado por peixes e gelo. O barco de pequeno porte foi abordado na altura da comunidade do Jacaré, distante três horas de Manacapuru.

O cão Odin, da Receita Federal, localizou os entorpecentes (Foto: Erikson Andrade/SSP-AM)
Os 590 quilos de maconha tipo skunk e pasta base de cocaína, além de 40 quilos de cocaína negra foram localizados com auxílio do cão farejador Odin, da Receita Federal.

Delegado Paulo Mavignier, diretor do Denarc (Foto: Erikson Andrade/SSP-AM)
De acordo com o delegado Paulo Mavignier, diretor do Departamento de Investigações sobre Narcóticos (Denarc), os entorpecentes saíram do município de São Paulo de Olivença (a 985 quilômetros da capital amazonense), na região da tríplice fronteira, e tinham como destino Manaus. O esquema da organização criminosa estava sendo investigado há dois meses.
“O barco estava sendo preparado para transportar as drogas para Manaus, mas acreditamos que parte seria enviada à Europa. Recebemos a informação que a embarcação estava descendo o rio Solimões e montamos o cerco. As investigações apontam que as drogas são de origem da Colômbia e Peru”, explicou o delegado Paulo Mavignier.
Drogas

A embarcação foi abordada nas proximidades de Manacapuru (Foto: Divulgação)
Conforme o Denarc, os 590 quilos de drogas estão avaliados em R$ 13,6 milhões. Já os 40 quilos de cocaína negra, nunca antes encontrada no Amazonas, o quilo custa US$ 30 mil. Com a apreensão, o crime organizado levou um duro golpe das ações policiais.
Procedimentos

Drogas apreendidas (Foto: Divulgação)
Alcy Fernandes Marciel, 48, João Salvador Duarte, 49, Neimar Souza da Rocha, 48, Raimundo da Silva Nascimento, 24, e Walisson Araújo Correia, 37, irão responder pelos crimes de tráfico e associação para o tráfico de drogas. Todo o material apreendido ficará na base do Denarc.
Ação conjunta

Delegado Juan Valério, coordenador do Grupo Fera (Foto: Erikson Andrade/SSP-AM)
Participaram da operação policiais civis do Denarc, Grupo Força Especial de Resgate e Assalto (Fera), Delegacia Fluvial (Deflu), Delegacia Interativa de Polícia (DIP) de Manacapuru, policiais militares do Comando de Operações Especiais (COE), Receita Federal, Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM) e Ministério da Justiça e Segurança Pública.