×

Polícia

‘Negão’ é encontrado degolado em igarapé na Zona Norte de Manaus

Conforme levantamentos da polícia, Jânio Castro Soares, 22, já tinha extensa ficha criminal. O jovem esteve envolvido em roubo a uma transportadora em 2018

Jânio, vulgo ‘Negão’, foi encontrado degolado dentro de igarapé (Foto: Divulgação)

Manaus/AM – Jânio Castro Soares, 22, conhecido como “Negão”, foi encontrado morto, no início da manhã deste sábado (29), dentro de um igarapé no Beco da Fé, com a rua Natal, no bairro Colônia Santo Antônio, na Zona Norte de Manaus. Não há informações sobre a autoria e motivação do crime.

Publicidade

Segundo informações do sargento Arain Peres, da 18ª Companhia Interativa Comunitária (Cicom), moradores da área encontraram o corpo dentro do córrego com várias perfurações de arma branca, inclusive com corte profundo no pescoço.

Os familiares reconheceram o corpo e afirmaram que Jânio estava em liberdade após deixar o sistema prisional na última quinta-feira (27), onde cumpria pena por roubo.

Após os trabalhos dos peritos criminais do Departamento de Polícia Técnico-Científica (DPTC), o corpo foi removido ao Instituto Médico Legal (IML).

A motivação e autoria do crime ainda são desconhecidas pela equipe da Delegacia Especializada em Homicídios e Sequestros (DEHS), que vai investigar as circunstâncias do assassinato.

Ficha criminal

Jânio foi preso com mais três jovens pela equipe de investigação do 12º DIP (Foto: Divulgação/Polícia Civil)

Conforme levantamentos da polícia, Jânio já tinha várias passagens por furtos, roubo, receptação e tráfico de drogas na Delegacia Especializada em Apuração de Atos Infrancionais (Deaai).

Ao completar maioridade, Jânio foi preso juntamente com mais três jovens pela equipe de investigação do 12º Distrito Integrado de Polícia (DIP) no dia 18 de outubro do ano passado.

Dois dias antes da prisão, Jánio havia participado com os comparsas Leonardo Corrêa de Oliveira, 24, o “Naldinho”, e Maycon Oliveira dos Santos, 28, do roubo a uma transportadora, na Avenida Max Teixeira, no bairro Flores, na Centro-Sul da capital.

Da empresa, foram levados sete notebooks, cinco câmaras de vigilância, uma mala contendo cosméticos, uma bicicleta, uma bolsa de notebook e uma nécessaire.

Durante a ação policial, foram recuperados cinco computadores portáteis, a mala com alguns produtos de beleza e a bicicleta. Os itens estavam em posse de Jânio e Leonardo.

De acordo com o delegado Henrique Brasil, responsável pelas investigações, o primeiro a ser preso, em flagrante, foi Juliano Nunes Nascimento, 27. Ele foi interceptado na Avenida Max Teixeira, no bairro Flores, na Zona Centro-Sul da capital.

Com ele, foi encontrado um notebook furtado no dia 16 da transportadora. Na época, Juliano apontou Maycon como a pessoa que teria vendido o computador portátil a ele.

Ao ser encontrado escondido em um matagal, Maycon confessou a autoria do furto e informou que trocou três notebooks por drogas e dinheiro em uma boca de fumo, no bairro Colônia Santo Antônio, na Zona Norte.

Questionado, Maycon apontou a localização dos comparsas Jânio e Leonardo. A dupla foi presa respectivamente, no Beco Raimundo Lima (antiga São Vicente), e Rua José Faustino, na comunidade José Bonifácio, no bairro Colônia Santo Antônio, na Zona Norte.

Com Jânio e Leonardo, os policiais civis apreenderam três notebooks, a mala e os cosméticos, além de 47 trouxinhas de substâncias entorpecentes, uma balança de precisão, R$17 em espécie, uma motocicleta com chassi adulterado, uma bicicleta e instrumentos de remarcação de chassis.

Jânio e Leonardo foram indiciados por tráfico de drogas, receptação e adulteração de sinal identificador de veículo automotor. Juliano foi autuado em flagrante por receptação. Já Maycon foi indiciado por furto.

Após os procedimentos cabíveis na época, Jânio, Juliano, Leonardo e Maycon foram levados para audiência de custódia no Fórum Ministro Henoch da Silva Reis, no bairro São Francisco, Zona Sul da capital.