Manaus/AM – Morreu na tarde desta terça-feira (2) no Pronto-Socorro (PS) Dr. João Lúcio, na Zona Leste de Manaus, a adolescente Keyse Rodrigues de Oliveira, 15. A vítima estava internada na Unidade Terapia Intensiva (UTI) desde quinta-feira (27), após ser agredida com vários golpes de terçado pelo ex-namorado. O suspeito, Lucas Costa Figueiredo, 24, ainda não foi preso pela polícia.
A jovem deu entrada no setor de emergência com ferimentos graves na cabeça e no rosto. Um amigo próximo da família confirmou ao Diário Manauara, que a adolescente teve morte cerebral.
A morte da adolescente foi confirmado por volta das 15h50. O corpo da vítima foi removido ao Instituto Médico Legal (IML), no bairro Cidade Nova, na Zona Norte da capital. A família foi orientada registrar o caso no 14º Distrito Integrado de Polícia (DIP).
A reportagem entrou em contato com a assessoria de comunicação da unidade hospitalar para mais detalhes do quadro clínico da jovem. Segundo informações repassadas, Keyse segue internada na UTI 2 do leito 23 respirando com ajuda de aparelhos.
A direção do hospital esclarece, ainda, que durante três dias são realizados vários exames para constar oficialmente a morte cerebral.
O crime
Keyse teve o imóvel onde morava com os familiares, situada na Rua 15 de Novembro, na comunidade Bela Vista, no bairro Puraquequara, na Zona Leste da capital, invadido na madrugada da última quinta-feira (27) pelo ex-namorado Lucas.
Segundo relatos de testemunhas, Lucas não aceitava o fim do relacionamento com a adolescente, que já estava namorando outro jovem, identificado como Wellingthon Cardoso Araújo, 19, conhecido como “João Paulo”.
No dia do crime, Lucas aproveitou que todos estivessem dormindo e invadiu a residência após pular o muro. Tomado pelo ódio e ciúmes, Lucas seguiu para um dos quartos e surpreendeu Keyse com atual namorado. O casal foi atingido com várias terçadadas.
Na mesma ação criminosa, a amiga da adolescente, que também estava na casa, Romênia Gerônimo da Silva, 32, tentou impedir que Lucas matasse o casal. Ela acabou ficando gravemente ferida ao ter os braços mutilados pelos golpes de terçado.
Lucas fugiu do local levando o celular da ex-namorada, que continha ameaça de morte feita a jovem e aos familiares, conforme informou amigos da adolescente.
As vítimas foram socorridas por um vizinho e levadas na carroceria de uma picape, até o Hospital e Pronto-Socorro (HPS) Dr. Platão Araújo, na Zona Leste da capital.
No caminho da unidade hospitalar, Wellingthon não resistiu aos ferimentos. O corpo do jovem foi removido ao Instituto Médico Legal (IML), no bairro Cidade Nova, na Zona Norte. Já Romênia Jerônimo passou por cirurgias para a reconstrução dos membros superiores.
Suspeitos
De acordo com a Delegacia Especializada em Homicídios e Sequestros (DEHS), que investiga os crimes de homicídio, feminicídio e tentativa de feminicídio, Lucas Costa Figueiredo, já possui mandado expedido pela Justiça por tráfico de drogas e homicídio. Além de Lucas, também é procurado por participação nos crimes Josimar Lins Fernandes.
Qualquer informação que possa levar aos suspeitos pode ser feito ao Disque-Denúncia da DEHS pelo contato (92) 99229-6208 ou 181 da Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM). A informação do denunciante será mantido em absoluto sigilo.