Manaus (AM) – Manaus registrou durante o primeiro semestre de 2024, o menor número de homicídios dos últimos 15 anos. O menor registro deste tipo de crime foi alcançado em 2009, quando a capital contabilizou 330 crimes. Para o secretário de Segurança Pública (SSP-AM), coronel Vinícius Almeida, os números são resultado do trabalho integrado entre da Polícia Militar (PMAM) e a Polícia Civil (PC-AM) com o apoio da Polícia Técnico-Científica (DPTC) e Corpo de Bombeiros (CBMAM).
“Todos os dias, nossas polícias têm trabalhado muito fortemente em todo o estado. Com isso, nesses últimos seis meses, conseguimos salvar 108 vidas. E vamos continuar assim, trabalhando muito para levar segurança pública para o cidadão de bem e iremos avançar cada vez mais, seja apreendendo drogas, prendendo, traficante, homicidas, mas também patrulhando para que tenhamos mais tranquilidade”, destacou o secretário.
Números no CGD
Os números registrados pela capital foram apresentados, nesta quarta-feira (31) pelo coordenador do Centro Integrado de Estatística de Segurança Pública (Ciesp), tenente-coronel Rouget Brito, durante o 26º Ciclo de Gestão para Desempenho (CGD).
A apresentação, no Centro Integrado de Comando e Controle do Amazonas (CICC), contou com a presença dos comandantes dos Batalhões da Polícia Militar (PMAM), dos delegados distritais e especializados da Polícia Civil (PC-AM), entre eles Daniel Antony, adjunto da Delegacia Especializada em Homicídios e Sequestros (DEHS), e dos representantes do DPTC.
Conforme os dados do Ciesp, Manaus registrou nos últimos seis meses 318 homicídios, sendo que em 2023, esse quantitativo durante o mesmo período foi de 416 mortes, uma redução de cerca de 24%.
“Nós conseguimos obter uma redução significativa nos números de homicídios, neste primeiro semestre, e seguimos para continuar essa redução, e essa interação entre as polícias do nosso estado”, enfatizou o delegado.
Os números mostram que o primeiro semestre de 2024 foi o que apresentou o menor número de homicídios dos últimos 15 anos. De acordo com a série histórica acompanhada pelo Ciesp, o menor quantitativo havia sido registrado em 2009, quando Manaus registrou 330 crimes.
“Estamos com os dados de homicídios do primeiro semestre consolidados e eles nos mostram que tivemos o menor número de homicídios da capital dos últimos 15 anos e lembramos que a capital está no quarto ano de redução sequencial de homicídios”, lembrou o coordenador do Ciesp, tenente-coronel Rouget Brito.
*Com informações da assessoria