×

Polícia

Mais um envolvido na morte de adolescente é preso em Manaus

João Matheus Souza Sarmento, 19, que teve participação no assassinato de Lenita Silva da Silva, 14, foi preso pela equipe da DEHS

João Matheus estava na casa da mãe (Foto: Diário Manauara)

Manaus – João Matheus Souza Sarmento, 19, um dos envolvidos na morte da adolescente Lenita Silva da Silva, 14, foi preso na manhã desta terça-feira (27), em cumprimento a mandado de prisão preventiva por homicídio qualificado.

A prisão foi realizada por uma equipe da Delegacia Especializada em Homicídios e Sequestros (DEHS). João Matheus estava em um condomínio com a mãe, na comunidade União da Vitória, no bairro Tarumã, na Zona Oeste de Manaus.

Durante o inquérito policial, João Matheus, Erick Anderson Muniz Castro, conhecido como “DR” ou “Derick Rafael”, e Cleandro Vasconcelos Viana, vulgo “Barba”, acusaram a adolescente de repassar informações para membros da facção Família do Norte (FDN).

O trio soube que Lenita pretendia entregar “Igor”, um dos líderes do Comando Vermelho (CV), facção criminosa de origem carioca que vem dominando o tráfico de drogas na capital.

Por conta disso, eles atraíram Lenita para uma emboscada após fingir uma festa de aniversário. A adolescente foi morta com seis tiros na noite de 23 de maio deste ano, na Rua Carlota Bonfim (antigo ramal da Praia Dourada), no bairro Tarumã, na Zona Oeste da capital.

A ordem judicial em nome de João Matheus foi expedida no dia 18 de setembro de 2020, pela juíza Careen Aguiar Fernandes, da Central de Inquéritos. Ele foi conduzido à DEHS, para os procedimentos legais.

Em seu primeiro depoimento no dia 2 de julho deste ano, João Matheus sustentou a versão que não sabia da trama para matar a namorada e afirmou ter sido enganado por Erick Anderson e Cleando.

No entanto, a equipe de investigação do Núcleo de Feminicídio da DEHS aponta contradições no interrogatório de João Matheus. Com avanços das investigações, provas imputam a responsabilidade do jovem no crime.

Outra prisão

Erick Anderson foi preso na Vivenda Verde, no Tarumã-Açu (Foto: Divulgação)

Na madrugada de domingo (25), por volta das 2h46, Erick Anderson foi preso por policiais militares da 20ª Companhia Interativa Comunitária (Cicom), durante abordagem policial na Avenida da Vivenda Verde, no bairro Tarumã-Açu, na Zona Oeste da cidade. Ele está à disposição da Justiça.

Foragido

Cleandro Vasconcelos Viana, vulgo “Barba”, é procurado pela Justiça (Foto: Diário Manauara)

O terceiro envolvido no assassinato ainda segue foragido. Cleando teve o mandado de prisão expedido no dia 30 de julho deste ano, pelo juiz James Oliveira dos Santos, da Central de Inquéritos.

Qualquer informação do foragido, pode ser feita sob sigilo pelo número da DEHS (92) 3636-2874 ou pelo 181, o disque-denúncia da Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM).

You cannot copy content of this page