×

Polícia

Jovem é executado com nove tiros a caminho de partida de futebol em Manaus

Eriney morreu com nove tiros a caminho de partida de futebol (Foto: Lucas Pereira/DM)

Eriney Santana da Silva, 20, foi executado a tiros na noite de quinta-feira (12), após ser surpreendido por três homens armados, na Rua Planalto, bairro Nova Vitória, Zona Leste de Manaus. O crime ocorreu por volta das 18h40, enquanto o jovem estava a caminho de uma partida de futebol.

Publicidade

Segundo uma moradora, que preferiu não se identificar, Eriney caminhava pela rua na companhia de outro homem, quando três homens apareceram armados e começaram a efetuar os disparos contra a dupla.

“O rapaz correu na tentativa de escapar dos criminosos, mas acabou atingido pelos tiros e morreu na frente de uma casa. Outro jovem conseguiu fugir, mas não sei se chegou a ser baleado. Depois o trio fugiu em direção ao ‘escadão’ do bairro”, disse a moradora.

O jovem foi surpreendido por três homens, que fugiram a pé (Foto: Lucas Pereira/DM)

À reportagem do Diário Manauara, a mãe do jovem, Etiene Guimarães da Silva, 37, disse que o filho saiu de casa, no bairro Nova Floresta, também na Zona Leste, para receber um dinheiro referente a um trabalho avulso e depois iria jogar futebol.

“O meu filho disse que um homem ligou pra ele buscar o dinheiro no Nova Vitória, referente ao trabalho avulso. Da casa deste homem, ele relatou que iria participar de uma partida de futebol com amigos no mesmo bairro. Minutos depois, fiquei sabendo que houve um tiroteio e que o meu filho havia sido morto”, contou.

Segundo a mãe da vítima, Eriney morava com ela e outro filho, de três anos, no município de Autazes (a 113 quilômetros de Manaus), quando veio para a capital acompanhá-la porque estava grávida. Os três moravam em uma casa alugada há um mês.

Etiene afirmou que o filho não era usuário de drogas e não possuía passagem pela polícia. A suspeita dela é que o filho foi assassinado após uma discussão no domingo (8), durante uma partida de futebol.

“Eriney relatou que tinha brigado com um homem após vencer o adversário numa partida de futebol. Esse homem o teria ameaçado de morte durante o desentendimento. O meu filho jogava muita bola e sempre ganhava as disputas do esporte no bairro, mas não tinha inimigos. Hoje faz 40 dias que dei à luz a um bebê e o meu filho veio pra ajudar a cuidar do irmão mais novo”, explicou.

O corpo foi removido pelo Instituto Médico Legal (Foto: Lucas Pereira/DM)

Conforme um perito criminal do Departamento de Polícia Técnico-Científica (DPTC), Eriney foi atingido com três tiros no tórax, dois nas costas, dois na perna direita, um no braço esquerdo e um na cabeça. Após a perícia no local, o corpo foi removido para o Instituto Médico Legal (IML).

A motivação e autoria serão investigadas pela Delegacia Especializada em Homicídios e Sequestros (DEHS), mas segundo investigadores da unidade, Eriney tinha passagem pela Delegacia Especializada em Apuração de Atos Infracionais (Deaai) por furto, em 2015, quando ainda era menor de idade.