×

Polícia

Integrante do CV é preso por homicídio na Zona Leste de Manaus

Alexandre Viana Lima, 26, o “Alê”, é acusado de matar Eneas de Sá Pantoja, 28, com vários golpes de faca no ano de 2016. Ele estava foragido

Alexandre foi levado para a DEHS (Foto: Josemar Antunes/Arquivo Pessoal)

Manaus – Alexandre Viana Lima, 26, o “Alê”, foi preso na manhã desta quarta-feira (15) pela equipe da Delegacia Especializada em Homicídios e Sequestros (DEHS), na comunidade Ouro Verde, no bairro Coroado, na Zona Leste de Manaus. Ele estava sendo procurado por homicídio ocorrido em 2016.

Publicidade

As investigações da DEHS apontam que Alexandre e outros dois comparsas, sendo um deles identificado como Sarony Novembroz Valcacer Ambrozio, são integrantes da facção criminosa Comando Vermelho (CV). Eles mataram com diversas facadas Eneas de Sá Pantoja, 28, então membro da facção rival Família do Norte (FDN).

O crime ocorreu na madrugada do dia 25 de julho de 2016, por volta das 3h, na Rua 70, no bairro Nova Cidade, na Zona Norte da capital. Testemunhas oculares relataram que Eneas foi visto conversando com Alexandre horas antes de ser encontrado morto.

Enaeas era natural de Parintins (a 368 quilômetros de Manaus). Ele disputava o domínio do tráfico na Avenida Nepal, no bairro Nova Cidade, área que era pretendida por Alexandre.

De acordo com o delegado Paulo Martins, titular da DEHS, Alexandre foi encontrado pelos policiais civis escondido na casa da irmã. Com ele, a equipe policial apreendeu um revólver calibre 32 municiado e um carro.

“Alexandre era procurado por homicídio ocorrido em julho de 2016. Ele é acusado com outras duas pessoas por cometer esse homicídio. Conseguimos localizá-lo escondido na casa da irmã dele. É uma prisão muito importante que retira de circulação uma pessoa de alta periculosidade e que também irá diminuir o número de mortes por conta do tráfico de drogas”, explicou o delegado Paulo Martins.

A autoridade policial destacou ainda que Alexandre é um dos braços direitos de uma facção criminosa que controla o tráfico de drogas no bairro Nova Cidade. Além desse homicídio, ele também é investigado por outros dois ocorridos em 2019. Ele responderá por homicídio qualificado e porte ilegal de arma de fogo.

O mandado de prisão por homicídio qualificado foi expedido no dia 12 de março deste ano pela juíza Eline Paixão e Silva Gurgel do Amaral Pinto, da 2ª Vara do Tribunal do Júri.

Após passar por exame de corpo delito no Instituto Médico Legal (IML), ele será encaminhado para audiência de custódia na Central de Recebimento de Triagem (CRT), no quilômetro 8 da BR-174. Em seguida, Alexandre será encaminhado ao Centro de Detenção Provisória Masculino (CDPM), onde ficará à disposição da Justiça.