
O idoso foi encontrado morto no chão da cozinha do imóvel. (Foto: Mário Souza/DM)
Raimundo Nonato Campos, conhecido como ‘Brasil’, 73, foi encontrado morto na manhã desta terça-feira (18), dentro da própria residência, na Rua Guajurú (antiga Rua 18), no Conjunto Boas Novas, bairro Cidade Nova, Zona Norte de Manaus.
De acordo com as informações da polícia, o corpo do idoso foi encontrado por volta das 6h, pelo vizinho, o consultor técnico Gezildo Corrêa, 43, quando estava indo comprar pão e viu o portão da garagem aberto.
Gezildo relatou para a polícia que chamou pelo vizinho, mas como ele não respondeu e sentiu odor exalando, resolveu averiguar. A casa estava toda revirada e o carro da vítima, um veículo modelo Corolla da montadora Toyota, cor verde, não estava na garagem.
O idoso estava jogado de bruços no chão da cozinha, com sinais de pancadas na cabeça em meio a muito sangue. Segundo vizinhos, o idoso morava sozinho e recebia poucas vezes visitas de uma filha no local. A última vez que foi visto aconteceu na noite de sábado (15), depois que tomou um caldo de cana.
Os moradores informaram para polícia que o idoso trabalhava como perfurador de poços artesianos. A suspeita é que ‘Brasil’ tenha sido assassinado por um homem, identificado como ‘Pica-Pau’, que atuava como ajudante do idoso. Há mais de um mês, ‘Brasil’ e ‘Pica-Pau’ trabalhavam em um serviço no bairro Educandos, Zona Sul da cidade. Nesse período, o ajudante estava morando na casa de Raimundo e na sexta-feira (14) eles terminaram o serviço.
Conforme o perito criminal Bráulio Pedroso, do Departamento de Polícia Técnico-Científica (DPTC), a vítima já estava em avançado estado de putrefação e não tinha como confirmar a causa da morte.
O corpo do idoso foi recolhido para o Instituto Médico Legal (IML) onde será periciado para apontar a causa da morte. A Delegacia Especializada em Homicídios e Sequestros (DEHS) acompanha o caso.