Manaus/AM – O foragido da Justiça Ricardo Patreze do Nascimento da Silva, 31, vulgo “Box”, foi preso pela Força Tática por tráfico de drogas e porte ilegal de arma de fogo nesta terça-feira (20). Ele também é suspeito de envolvimento no assassinato do advogado Marcelino Aguiar da Cunha, 45, ocorrido dia 15 de março deste ano no município de Manacapuru (a 65 quilômetros de Manaus). Ricardo foi preso em flagrante com drogas e armas e, segundo a Polícia Civil, o foragido é pistoleiro e responde a seis processos na Justiça pelos crimes de homicídio.
De acordo com o delegado Rodrigo Torres, titular da Delegacia Interativa de Manacapuru, Ricardo era o último envolvido na morte do advogado que faltava ser preso. Além dele, já estão presos os mandantes do crime, identificados como os irmãos José Daniel e Samuel da Costa Matos, o funcionário da empresa da dupla, Thiago de Azevedo Freitas, 30, e um adolescente de 17 anos, autor dos disparos.
Conforme as investigações, o advogado morreu no lugar de Augusto César Alexandre Bastos, o “Guto”, 32, que era alvo dos irmãos José e Samuel por causa de uma desavença antiga. “No dia do crime, o Marcelino conversava com o Guto na frente da casa dele, quando o grupo criminoso se aproximou e efetuou os disparos que atingiram o advogado e o ombro de Guto, que era o alvo. Infelizmente o advogado acabou vindo a óbito”, disse.
O delegado disse, ainda, que Ricardo foi contratado pelo funcionário dos irmãos e chamou o primo dele, o adolescente de 17 anos, para matar Guto. “Tomei conhecimento da prisão do Ricardo e entrei em contato com o delegado plantonista do 1º DIP para dar cumprimento ao mandado de prisão em nome do foragido. O Ricardo, mais conhecido como Box, é um pistoleiro e tem processos por homicídio. Ele ainda será ouvido aqui na delegacia sobre a morte do advogado”, disse Torres.
A prisão
Ricardo foi preso junto com Ricardo Amorim dos Santos, 38. Com os dois homrns, foram encontrados com 21 quilos de drogas, um revólver calibre 28, uma espingarda calibre 12, munições e mais de R$ 2 mil em espécie. A prisão ocorreu na rua Andirás, no bairro São Sebastião, por volta das 5h, após denúncia anônima à linha direta.
Subcomissão de saúde do governador eleito, Wilson Lima, vai iniciar levantamento de informações das unidades do Amazonas
Durante reunião na Secretaria de Estado da Saúde do Amazonas (Susam), nesta quarta-feira (21), o vice-governador eleito, Carlos Almeida, alinhou com o secretário da Susam, Francisco Deodato, o cumprimento de uma agenda de visitas às unidades de saúde de Manaus e o levantamento de informações das unidades do interior do Estado. O trabalho será realizado pelas subcomissões de Saúde do governador eleito, Wilson Lima, e do governo atual, para o conhecimento da situação atual financeira, orçamentária e estrutural da rede
“É muito importante termos conhecimento das necessidades e demandas da saúde pública do Estado do Amazonas. E para isso, estabelecemos os protocolos de trabalho das subcomissões para que possamos atuar, nesse primeiro momento, dentro das unidades de saúde da capital. E nesse trabalho está a necessária articulação para conhecimento da realidade do interior”, explicou o vice vice-governador, que esteve acompanhado do deputado estadual, Luiz Castro.
Carlos Almeida também enfatizou que, em paralelo a atuação das subcomissões da saúde, outras subcomissões estão atuando para levantamento de um diagnóstico em suas áreas de atuação. “Paralelo a área da saúde, temos as demais subcomissões atuando. Na data de hoje, tivemos a subcomissão de segurança pública que esteve levantando informações sobre o sistema prisional de Manaus. Não dá para iniciar uma gestão sem conhecimento específico da realidade do nosso Amazonas. E esse levantamento nos permite o conhecimento real acerca da realidade técnica e orçamentária do Estado”.
O prazo para fornecimento das informações para as coordenações das Comissões de transição vai até o dia 28 deste mês, e o relatório final com o diagnósticos fiscal e orçamentário do Estado será divulgado em 13 de dezembro.
Leia mais
Suspeito de assalto é morto a tiros no bairro Zumbi, na Zona Leste de Manaus
Força Tática prende dois homens com armas, munições, drogas e dinheiro
Industriário morre após ter cabeça esmagada por ônibus em Manaus
*Com informações da assessoria