
(Foto: Divulgação)
Manaus (AM) – Richarlison Pereira Antunes, 32, morreu após ser linchado por populares, e João Paulo Amâncio Félix, 30, ficou ferido na noite desta quinta-feira (29). O crime aconteceu por volta das 20h30 na rua Ônix, comunidade Nova Floresta, bairro Tancredo Neves, Zona Leste de Manaus. A dupla foi atacada com chutes, murros, pauladas, pedradas e tijoladas.
Segundo informações do tenente Robson Ferreira, da 14ª Companhia Interativa Comunitária (Cicom), João Paulo e Richarlison haviam cometido ao menos três roubos a adolescentes. Uma das vítimas teve o celular roubado pela dupla e foi esfaqueada.
“Durante o roubo, um dos criminosos simulou que estava armado e a todo momento com a mão na cintura. Os populares perceberam que a suposta arma de fogo era um martelo e decidiram fazer justiça com as próprias mãos, após cercarem os suspeitos”, explicou.
Na revolta popular, Richarlison não resistiu aos ferimentos e morreu no local. O corpo foi removido para o Instituto Médico Legal (IML). João Paulo foi encaminhado pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) para o Pronto-Socorro (PS) Dr. João Lúcio, na mesma zona.
A polícia informou que no mesmo pronto-socorro deu entrada Denilson Monteiro da Silva, 19, com ferimento de tiro na perna. O jovem declarou que tinha sido alvejado por um homem desconhecido, quando passava pelo campo de futebol do Nova Floresta, nas mediações onde João Paulo e Richarlison haviam sido capturados.
Conforme a polícia, Richarlison possuía passagem por disparo de arma de fogo, posse ou porte irregular de arma de fogo de uso restrito; roubo; associação criminosa. Já João Paulo possui passagem por violação de domicilio; furto e roubo. Denilson tem passagem por ameaça, homicídio, dano, desacato, motim de presos; roubo, resistência à prisão e entorpecente consumo pessoal (posse, porte).
O caso será investigado pela equipe da Delegacia Especializada em Homicídios e Sequestros (DEHS).