×

Polícia

Homem envolvido na morte de sargento é assassinado em Manaus

Antes de ser morto com dois tiros, Wenceslau Rodrigues Filho, 64, tomava café próximo à feira municipal do Morrinho

Wenceslau morreu após ser alvejado com dois tiros (Foto: Divulgação)

Manaus (AM) – Wenceslau Rodrigues Filho, 64, foi morto com dois tiros na manhã desta segunda-feira (24), enquanto tomava café ao lado da feira municipal do Morrinho, na rua Américo Alvarez, no bairro Japiinlândia, na Zona Sul da capital amazonense. Um suspeito do crime foi detido pela polícia.

Publicidade

Segundo informações do sargento Cléber Gonzaga, da 3ª Companhia Interativa Comunitária (Cicom), o crime aconteceu por volta das 8h. Populares relataram para a guarnição que ocupantes em um carro Onix, de cor preta, praticaram o crime.

“Fizemos o cerco e solicitamos apoio de outras viaturas da 3ª Cicom que patrulhavam a região. Chegando à rua S-4, identificamos o veículo e apreendemos o condutor, que por sua vez, declarou ser engano e ter 17 anos. O segundo suspeito, que estava no banco do passageiro, conseguiu fugir a pé com a arma de fogo usada no crime”, explicou o sargento Cléber Gonzaga.

Com o suposto menor de idade, foi apreendido um celular. O veículo usado na prática criminosa foi levado para o 1º Distrito Integrado de Polícia (DIP) – central de flagrantes.

Preliminarmente, moradores informaram que Wenceslau era envolvido com o tráfico de drogas e agiotagem. O idoso já tinha sido preso por participação na morte de um sargento reserva da Polícia Militar, ocorrido em dezembro de 2019 na feira municipal do Morrinho.

Conforme a perícia criminal, Wenceslau foi alvejado com dois tiros, sendo um na axila esquerda e outro no ombro. O corpo foi removido por uma equipe do Instituto Médico Legal (IML).

Pelas características, a polícia trata o crime como acerto de contas. O caso vai ser investigado pela Delegacia Especializada em Homicídios e Sequestros (DEHS).

Prisão

No dia 23 de dezembro de 2019, Wenceslau Rodrigues Filho, então com 61 anos, foi preso por envolvimento na morte do sargento reserva da Polícia Militar, Ronaldo Ferreira Corrêa Brito, que tinha 61 anos. A prisão do suspeito aconteceu na feira municipal do bairro Japiim, na Zona Sul de Manaus, mesmo local do assassinato.

(Fotos: Divulgação/Montagem Diário Manauara)

A prisão de Wenceslau foi realizada por policiais civis da Delegacia Especializada em Roubos, Furtos e Defraudações (Derfd), em ação conjunta com policiais militares das Rondas Ostensivas Cândido Mariano (Rocam) e da 3ª Companhia Interativa Comunitária (Cicom).

Além de Wenceslau, mais dois homens foram presos no latrocínio do policial militar. Christiano Silva dos Santos, 23, recebeu voz de prisão em cumprimento de mandado judicial ao comparecer para prestar depoimento na Derfd.

(Foto: Divulgação)

Já Wagner Nascimento de Oliveira Júnior, 25, foi preso no bairro da Paz, na Zona Centro-Oeste da capital. Outro envolvido no latrocínio identificado como Fernando Nalberto da Incarnação, 18, foi preso nas dependências da Derfd, em cumprimento de ordem judicial expedido no dia 21 de dezembro de 2019, pela Careen Aguiar Fernandes, no Plantão Criminal.

A prisão preventiva de Fernando, então, responsável por conduzir a motocicleta para dois comparsas, ocorreu no dia 03 de janeiro de 2020. À época, o trio chegou ao local em uma motocicleta modelo Honda, cor vermelha e placa OAK-3654.

(Foto: Arquivo/Josemar Antunes)

Após assassinar Ronaldo, que trabalhava como segurança do financeiro de um frigorífico, dentro da feira municipal localizada na rua Maria Mansour, os criminosos levaram R$ 11 mil e a arma de fogo da vítima.

Ao longo das investigações, mais quatro envolvidos no assassinato foram presos: Alessandro Peres da Silva, 32; Charles da Silva Farias, 33; Dennis Neves dos Santos, 36; e Dane Márcio Gonçalves da Gama, idade não revelada.