×

Polícia

Homem é procurado por tentativa de feminicídio em Presidente Figueiredo

Cardete Ferreira Rodrigues, 54, desferiu várias facadas contra a ex-companheira por não aceitar fim de relacionamento

Homem é procurado por tentativa de feminicídio em Presidente Figueiredo

Cardete tentou matar a ex-companheiras com facadas (Fotos: Reprodução)

Manaus (AM) – Inconformado com a separação, o auxiliar de serviços gerais Cardete Ferreira Rodrigues, 54, tentou matar com diversas facadas a ex-companheira, Brenda Jaqueline Carvalho Frutuoso, 28, no final da manhã de quinta-feira (5), em um sítio na zona rural de Presidente Figueiredo (a 117 quilômetros de Manaus). O autor do crime é procurado.

A cena de covardia foi registrada por câmeras de segurança da propriedade situada no ramal Principal, no quilômetro 120 da BR-174. Nas imagens, Cardete surge atacando Brenda Jaqueline pelas costas em posse de uma faca que trazia na cintura. Ele desferiu vários golpes sucessivamente contra a vítima que estava no chão e sem chances de defesa.

Publicidade

Ao presenciar o ataque sem piedade, um dos filhos do casal, de 8 anos, se agarrou às costas do próprio pai para evitar que a mãe fosse morta e pudesse escapar. Mas durante o ato de bravura, o pequeno foi jogado pelo genitor.

Em seguida, o garoto pegou um ciscador e cacetou o pai para impedir o pior. Na ocasião, a filha da vítima, de 13 anos, correu para pedir ajuda do tio, irmão do autor, identificado como José Ferreira Rodrigues, 46, que estava trabalhando em um barracão na mesma propriedade.

José chegou, armou-se de um terçado, e Cardete disse para o irmão se metesse. Nesse momento, Brenda Jaqueline aproveitou para fugir e buscou ajuda na casa de uma vizinha, que acionou a polícia e encaminhou a vítima com várias lesões pelo corpo para o Hospital Municipal Eraldo Neves Falcão.

Após o crime, Cardete fugiu na motocicleta que conduzia e seguiu rumo ignorado. Ao subir na moto, o agressor prometeu que iria voltar para matar a ex-companheira. Informações que autor reside na avenida Nossa Senhora de Aparecida, no bairro Cidade de Deus, na Zona Norte de Manaus.

Vítima

A vítima passou por procedimentos após o ocorrido (Fotos: Divulgação)

A vítima passou por cirurgias depois do ocorrido e não corre risco de vida. Em depoimento na 37ª Delegacia Interativa de Polícia (DIP), Brenda Jaqueline informou que Cardete não aceita o fim do relacionamento, que terminou há cerca de três meses por conta das agressões físicas sofridas durante o tempo de convivência com o autor em Manaus.

Ela relatou, ainda, que registrou várias ocorrências policiais contra o ex-companheiro. Depois da separação, Brenda Jaqueline relatou que Cardete passou ameaçá-la de morte, e buscou ajuda com o irmão do autor.

Segundo apurado pelo Diário Manauara, desde que fixou moradia no sítio, Brenda Jaqueline e José iniciaram um relacionamento amoroso. Uma foto de perfil de WhatsApp, que mostra o casal juntos, deixou Cardete com ciúmes. O irmão do autor e a filha da vítima, de 13 anos, também prestaram depoimento como testemunhas no inquérito policial.

Branda Jaqueline realizou exame de corpo de delito, que comprovou lesões corporais nos braços, mãos e dedos. Uma medida protetiva a favor da vítima foi requisitada pelo delegado Valdinei Silva, titular da 37ª DIP.

A autoridade policial ainda representou à Justiça, pelos motivos e fatos narrados, pela prisão preventiva de Cardete, fundamentado nos artigos artigo 144, IV, § 4º, da Constituição Federal, c/c os artigos 4º, 5º, 6º, III, 13, 311 e 312, todos do Código de Processo Penal. O autor foi citado por crimes de Feminicídio Qualificado Tentado e Ameaça, previsto no artigo 121-A, §2º, III, c/c art. 14 II, e, Art. 147, §1º do Código Penal Brasileiro (CPB).

Quem tiver informações a respeito de Cardete pode ligar diretamente para o número (92) 9336-9226 da 37ª DIP, ou pelo 181 da Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM). O contato do informante será mantido em sigilo.

Veja o vídeo: