×

Polícia

Grupo Marte detona artefatos explosivos achados em agência bancária

A Avenida Autaz Mirim foi interditada nos dois sentidos (Foto: Mário Souza/DM)

Homens do Grupamento de Manejo de Artefatos e Explosivos (Marte) realizaram a detonação de três bombas encontradas dentro da agência bancária do Bradesco. O fato aconteceu no início da madrugada desta sexta-feira (29), na Avenida Autaz Mirim, bairro São José, Zona Leste de Manaus. Os dois sentidos da via foram interditados pela polícia.

Publicidade

De acordo com o capitão Alexandre Matos, do Comando de Policiamento de Área Leste (CPA-Leste) da Polícia Militar do Amazonas (PMAM), por volta de 1h30, uma guarnição da 9ª Companhia Interativa Comunitária (Cicom), que fazia patrulhamento na área, foi informada por populares que homens armados foram vistos dentro de um prédio anexo da agência bancária, que fica ao lado de um posto de combustível.

Ao averiguarem o local, os policiais militares foram recebidos a tiros, dando início a um confronto com os suspeitos. O grupo criminoso empreendeu fuga em um carro modelo Palio, cor prata, placa NOL-8993, que foi abandonado atrás de um parque de diversões, no bairro Tancredo Neves. No veículo, foram encontrados vestígios de sangue, toucas, roupas e materiais que seriam usados na ação criminosa.

“Os três artefatos explosivos foram encontrados fixados nos três caixas eletrônicos, mas não foram acionadas pelos criminosos porque não houve tempo. Durante os trabalhos, a via precisou ser interditada nos dois sentidos, além da evacuação de comércios e residências próximos ao local”, disse o capitão Alexandre Matos.

Conforme o tenente Paulo Victor, do grupo Marte, a equipe precisou esperar iniciar os procedimentos após a chuva. Um dos explosivos foi detonado no fim da madrugada. Outros dois artefatos foram removidos para um terreno baldio e detonados por volta das 7h39.

“O nosso protocolo de segurança não permite trabalhar com chuva, por esta razão tivemos que esperar e fazer a remoção dos explosivos para um lugar seguro. Os artefatos apresentavam grande potencial de destruição e podiam causar danos a pessoas que estivessem passando no local quando fossem acionadas”, explicou o tenente Paulo Victor.

Após seis horas de interdição, a avenida foi liberada pelos agentes do Instituto Municipal de Engenharia e Fiscalização do Trânsito de Manaus (Manaustrans). Os artefatos foram encaminhados para perícia.

[masterslider id=”10″]