×

Polícia

Grupo armado executa duas pessoas e deixa oito feridos no ‘Mutirão’

Janderson Silveira Protázio, foi assassinado com dez tiros. (Foto: Lucas Pereira/Diário Manauara)

Duas pessoas morreram e outras oito ficaram feridas, entre elas, dois adolescentes, de 13 e 16 anos, após um grupo de aproximadamente 20 homens encapuzados promoverem um intenso tiroteio por cerca de 20 minutos, na noite deste domingo (16). O fato aconteceu por volta das 18h, nas Ruas 50 e Penetração 4, no Conjunto Amazonino Mendes, também conhecido como ‘Mutirão’, no bairro Novo Aleixo, Zona Norte de Manaus.

A ação mobilizou inicialmente policiais militares da 27ª Companhia Interativa Comunitária (Cicom). De acordo com os policiais, o tiroteio teve início na feira da comunidade e foi motivado por uma rixa entre grupos rivais de facções criminosas pelo controle do tráfico de drogas na área.

Os criminosos agiram com apoio de seis veículos, sendo um Gol amarelo, um Siena cinza, um Voyage vermelho, uma caminhonete S10 preta, além de duas motocicletas, de características não identificadas.

Lucas morreu ao ser atingido com dois tiros. (Foto: Divulgação)

Durante a ação dos criminosos, o adolescente Vitor Lucas Barbosa da Silva, 16, foi morto com dois tiros na cabeça, enquanto Janderson da Silveira Protázio, 25, morreu ao ser atingido com dez tiros.

Segundo uma moradora, que preferiu não se identificar por medo de represália, Lucas estava na companhia de um irmão, de 13 anos e de um amigo, também adolescente. No momento em que deixava um salão de beleza onde tinha feito corte de cabelos, Lucas foi alvejado a tiros e morreu na hora. O irmão dele foi baleado na perna. O outro adolescente não ficou ferido.

Além do irmão de Lucas, outras sete pessoas ficaram feridas. Andréia Rodrigues Pinto, 36, foi atingida com tiro no rosto e no pescoço. A mesma foi submetida aos procedimentos cirúrgicos no Pronto-Socorro (PS) Dr. João Lúcio; Já no Hospital e Pronto-Socorro (HPS) Dr. Platão Araújo, Erick Cabral de Souza, 32, foi alvejado com tiros no braço direito e abdômen; Ellen Cristina Pinheiro de Almeida, 27, foi atingida com tiros no rosto, pescoço e braço; Lisimar Almeida, 50, foi atingida com tiros na barriga e peito; Benedito Santos Pinheiro, 71, foi atingido por um tiro no braço esquerdo e outro de raspão nas costas. O mesmo recebeu alta médica; Já as outras vítimas é um adolescente, de 16 anos, e um homem, não identificado.

Em ato contínuo dos criminosos, Janderson foi executado com dez tiros, no momento em que estava indo buscar o filho na residência da avó materna, que a esposa tinha deixado. Ele morreu no local após ser atingido na cabeça, no abdômen, nos braços e nas pernas.

Após os momentos de terror, populares relataram que o crime está relacionado pelo controle da comercialização de drogas na área, mas também foi motivada a uma represália pelo assassinato de dois homens, durante a madrugada.

Waldenilson Pereira Lima, 33, e o sobrinho dele, Cleisson de Oliveira Pereira, 18, foram mortos a tiros, por volta das 5h, em frente ao Bar Boite Natureza, localizado na Avenida Autaz Mirim, mesmo bairro. Segundo o Boletim de Ocorrência (BO) registrado no 6º Distrito Integrado de Polícia (DIP) pelo um familiar, as vítimas estavam consumindo bebida alcoólica na casa de shows eróticos, quando na saída do estabelecimento foram alvejados a tiros por um mototaxista, não identificado.

Os corpos de Lucas e Janderson foram removidos para o Instituto Médico Legal (IML). Os assassinatos serão investigados pela Delegacia Especializada em Homicídios e Sequestros (DEHS).

 

You cannot copy content of this page