×

Publicidade

Polícia

Flutuante é desativado e R$ 250 mil em equipamentos é apreendido

Flutuante que servia como base de uma quadrilha de “piratas dos rios”, foi desativada após policiais serem recebidos com tiros

Ação envolveu Base Arpão, 5º Batalhão de Polícia Militar, COE e Batalhão Ambiental. (Foto: Divulgação/SSP-AM)

Manaus (AM) – A Polícia Militar do Amazonas desativou um flutuante que servia como base de uma quadrilha de “piratas dos rios” e apreendeu mais de R$ 250 mil em equipamentos do bando criminoso, durante a operação Hórus, da Secretaria de Segurança Pública (SSP-AM). Em cinco dias de missão em rios e lagos entre os municípios de Coari e Maraã, as equipes policiais apreenderam embarcações, motores e mais de 200 munições.

Publicidade

A ação integrada reuniu efetivos da Base Arpão, do 5º Batalhão de Polícia Militar, da Companhia de Operações Especiais (COE) e do Batalhão Ambiental. A missão teve início na sexta-feira (10/09) e foi concluída nesta terça-feira (14/09), seguindo determinação do secretário de Segurança, general Carlos Alberto Mansur, de intensificar o combate ao crime no interior, fechando o cerco às organizações ligadas ao tráfico de drogas.

De acordo com o relatório da ocorrência, a missão policial averiguava denúncias sobre a localização de uma quadrilha de “piratas dos rios”, que atuava na região da “Ressaca do Carneiro”, no lago do Moura, entre Coari e Maraã. No domingo (12/09), as equipes policiais faziam buscas no rio e foram recebidas com tiros provenientes de uma região de igapó. Nenhum policial ficou ferido. Houve perseguição aos criminosos, mas eles não foram capturados. A ação se estendeu até a noite. Na ocasião, um flutuante que servia como base fluvial do bando foi encontrado e desativado.

No dia seguinte, os policiais localizaram, nas proximidades, embarcações, motores e munições abandonados. Foram apreendidos uma lancha equipada com motor de 325 HP, um bote de alumínio, dois motores de popa, dez recipientes de combustível, quatro coletes balísticos e 200 munições calibre 12. Todo o material foi recolhido e encaminhado para o 10° Distrito Integrado de Polícia de Coari.

A operação Hórus é realizada pela SSP-AM, com efetivos da Polícia Militar, e faz parte do programa Vigia, do Ministério da Justiça e Segurança Pública (SSP-AM).

*Com informações da assessoria

Comentários