
A FDN prometeu “revanche” após CV comemorar tomada do poder (Foto: Reprodução)
Manaus – Após vários vídeos amplamente compartilhados nas redes sociais, em que criminosos do Comando Vermelho (CV), comemoraram o controle do monopólio do tráfico de drogas com queima de fogos na capital amazonense, membros da Família do Norte (FDN) também mandaram recado aos rivais na noite de segunda-feira (10).
Em um vídeo produzido de 27 segundos, os criminosos alertam: “Pra vocês que estão pensando que tomaram a cidade vão pegar bala. Aqui todo mundo é ZL 7 até o fim”, afirma um integrante da FDN reverenciado o narcotraficante José Roberto Fernandes Barbosa, o “Zé Roberto da Compensa” e Luciano da Silva Barbosa, chamado “L7”. Pai e filho seguem presos.
O suposto domínio do CV pelo controle dos pontos de drogas causou medo para população. Em pelo menos 25 bairros de Manaus, foi possível ouvir vários fogos de artifício. Durante o dia, nove pessoas foram assassinadas a tiros, sendo cinco delas na capital e quatro de uma mesma família na Zona Rural do município de Presidente Figueiredo.
Em dez dias de fevereiro, o Instituto Médico Legal (IML) já registrou quase 50 mortes violentas. No mês anterior, foram contabilizados 117 assassinatos. O número superou os 69 do mesmo período do ano de 2018. A maioria das mortes foi por envolvimento das vítimas com facções criminosas.
Segurança Pública
Temendo uma possível rebelião nas quatro unidades prisionais do Amazonas, a Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap) suspendeu as visitas. Por conta dessa guerra entre facções criminosas e a perda do controle do Estado, o governador em exercício Carlos Alberto Almeida Filho, convocou a imprensa na noite de segunda-feira (10).
Durante coletiva no Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), na Avenida André Araújo, no bairro Petrópolis, na Zona Sul de Manaus, o Governo do Amazonas anunciou a instalação do Gabinete de Crise da Segurança Pública. A medida visa se “antecipar a qualquer ação dos criminosos” e manter o policiamento ostensivo na capital e no interior.
Assista o vídeo!