
Segundo a polícia, ‘Bubu’ era envolvido com o tráfico de drogas. (Foto: Lucas Pereira/Diário Manauara)
O ex-presidiário Irís Tomaz dos Santos, o ‘Bubu’, 30, morreu vítima de arma de fogo no início da madrugada desta sexta-feira (16), no Beco São Vicente com a Rua 15 de Janeiro, no bairro Mauazinho, na Zona Leste de Manaus.
Segundo moradores, que preferiram não divulgar os nomes por medo de represália, ‘Bubu’ estava dormindo em casa com a esposa e o pai dele, quando homens invadiram o local atirando.
Durante a ação dos atiradores, Irís chegou a correr ao pular pela janela da cozinha, mas acabou atingido com dois tiros, sendo uma na nuca e outro nas costas e morreu no quintal do imóvel.

‘Bubu’ foi morto com dois tiros após ter a casa invadida. (Lucas Pereira/Diário Manauara)
Após o crime, os suspeitos fugiram serem identificados. De acordo com investigadores da Delegacia Especializada em Homicídios e Sequestros (DEHS), o principal mandante da morte é um homem conhecido como ‘Ratão’, que recentemente saiu de uma unidade prisional.
“O ‘Bubu’ comercializava drogas na área e estava devendo para traficantes. A principal linha de investigação do crime aponta acerto de contas relacionado com o tráfico de drogas, haja vista a vítima tinha envolvimento com o crime ilícito”, informou um investigador, que preferiu manter o nome em sigilo.
Um morador, que pediu para não ter o nome revelado, disse que a área é considerada vermelha. Segundo ele, não há policiamento para coibir a onda de crimes e a comercialização de drogas no local.
Após os trabalhos de peritos criminais do Departamento de Polícia Técnico-Científica (DPTC), o corpo de Irís foi removido pelo Instituto Médico Legal (IML). O caso é investigado pela DEHS.