
Nejmi Aziz passou por exames de corpo de delito no IML (Foto: Josemar Antunes)
Manaus – Nejmi Aziz, esposa do senador do Amazonas Omar Aziz, foi presa pela Polícia Federal na manhã desta quarta-feira (31), em cumprimento de mandado de prisão temporária. A ex-primeira-dama é alvo da operação “Vertex”, da PF, que investiga crimes de corrupção passiva, lavagem de dinheiro e organização criminosa.
Nejmi Aziz passou por exames de corpo de delito no Instituto Médico Legal (IML) e depois foi encaminhada ao Centro de Detenção Provisória Feminino (CDPF), no quilômetro 8 da BR-174. Ela já tinha sido presa no dia 19 de junho e passou duas noites na unidade prisional, mas uma liminar em habeas corpus a colocou em liberdade.
A defesa da ex-primeira-dama, ao Diário Manauara, disse que um novo habeas corpus está em trâmite no Superior Tribunal de Justiça (STJ).
“A última liminar do habeas corpus foi revogada e por conta disso decretou-se a prisão temporária de dois dias remanescentes, que é de cinco dias, em relação ao primeiro mandado de prisão”, informou.
Além de Nejmi Aziz, os irmãos do senador e ex-governador do Amazonas também foram presos. Os investigados estão envolvidos na prática de crimes de corrupção passiva, lavagem de dinheiro e organização criminosa.
Segundo a PF, eles recebiam, entre as vantagens indevidas, entregas de dinheiro em espécie ou por meio em negócios simulados com superfaturamentos, com objetivo de ocultar a entrega de dinheiro dissimulado por meio de contratos de aluguel e de compra e venda.