×

Polícia

Enciumado, homem mata esposa a facadas e fere oito pessoas na Zona Norte de Manaus

Andreson matou a esposa Janaine por ciúmes após festa na casa de familiares. (Foto: Arte/Diário Manauara)

O técnico de TV a cabo, Andreson da Costa Silva, 38, foi preso por feminicídio, na noite de domingo (18), após matar com seis facadas a própria esposa dele, a empresária e universitária, Janaine Bueno Soares, 25. Outras oito pessoas, entre familiares e vizinhos da vítima foram atingidas a golpes de terçado. O crime ocorreu por volta das 19h, na casa do casal, localizado na Rua Elton Mayo, no bairro Monte Sinai, Zona Norte de Manaus.

Publicidade

Janaine Bueno Soares, 25, foi morta na frente da filha, de quatro anos. (Foto: Arquivo pessoal)

De acordo com informações de investigadores da Delegacia Especializada em Homicídios e Sequestros (DEHS), o casal retornava de uma festa numa casa de um dos familiares, quando iniciaram uma discussão. Andreson armou-se, sentou em cima da companheira e desferiu as facadas no peito de Janaine, que ainda chegou a correr para pedir ajuda. O crime foi presenciado pela filha da vítima, de quatro anos.

Depois de ser atropelado, Andreson foi agredido e esfaqueado por populares. (Foto: Divulgação)

Parentes e vizinhos ao presenciarem a confusão, arrombaram o imóvel e agrediram Andreson, que ainda foi esfaqueado e teve o veículo incendiado. Na ocasião, a mãe de Janaine levou uma terçadada na perna pelo genro e a irmã da universitária, de 14 anos, teve o dedo do pé cortado, além de seis vizinhos feridos.

Na tentativa de fugir, Andreson acabou atropelado por um carro modelo Celta, cor e placa não identificada, quando atravessa a Avenida Francisco Queiroz, que faz divisa entre os bairros Monte Sinai e Colônia Santo Antônio. Segundo um motaxista, que preferiu não se identificar, após ser atropelado, Andreson foi agredido a golpes de enxada, socos e chutes. A tentativa de linchamento foi interrompida com a chegada de policiais da 6ª Companhia Interativa Comunitária (Cicom), que atenderam a ocorrência inicialmente.

Janaine morreu no SPA Enf.ª Eliameme Rodrigues Mady, na Zona Norte. (Foto: Lucas Pereira/Diário Manauara)

Janaine foi socorrida e levada ao Serviço de Pronto Atendimento (SPA) Enfermeira Eliameme Rodrigues Mady, na mesma zona, onde morreu por volta das 2h em decorrência dos ferimentos. Já Andreson com vários ferimentos pelo corpo, sendo a maioria na cabeça, foi levado pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) ao Pronto-Socorro (PS) Dr. João Lúcio, na Zona Leste. Ele passou por cirurgias e segue preso sob custódia da polícia e deve ser encaminhado para a Delegacia Especializada em Crimes Contra a Mulher (DCCM), na Zona Centro-Sul de Manaus.

A prima da vítima, a cabeleireira Gleicecleia Gonçalves, 29, informou que Andreson tinha ciúmes e não aceitava o fim do relacionamento, proposta por Janaine. Um dia antes do crime, Andreson comprou dois terçados.

“O Andreson estava amolando os dois terçados e um vizinho chegou a perguntar dele o que estava fazendo. Ele respondeu que era pra rolar a cabeça de uma… Depois foi guardar os facões na casa onde morava com a minha prima. O Andreson não aceitava a ideia de separação e o crime foi premeditado por ele. A Janaine chegou a comentar na festa que não queria mais continuar ao lado do companheiro e, ao retornar para casa, ela retirou as roupas dele do guarda-roupa, que resultou no crime”, comentou a cabeleireira.

Nas redes sociais, amigos e familiares lamentaram a morte repentina de Janaine, que era empresária e finalista do curso de Técnico em Enfermagem. O caso foi registrado como feminicídio na DEHS.