No segundo dia operação ‘Parintins 2017’, a Polícia Civil do Amazonas (PC-AM) realizou na quinta-feira (29), as inspeções nas embarcações que chegam à ilha tupinambarana para o 52º Festival Folclórico de Parintins. A operação deve ocorrer até o último dia do Festival com o objetivo de coibir o tráfico de drogas, exploração sexual de crianças e adolescentes, além de verificar questões administrativas dos barcos. Ao todo, 52 servidores das distintas unidades policiais da instituição com apoio da Polícia Militar participam da ação.
O delegado Mariolino Brito, titular do Departamento de Polícia do Interior (DPI) informou que ação conjunta com a Polícia Militar, Departamento de Investigação Sobre Narcóticos (Denarc), Grupo Força Especial de Resgate e Assalto (Fera), o segundo dia da operação “Parintins 2017”, que consiste em abordagens de passageiros e fiscalização de bagagens em embarcações no Terminal Hidroviário do município, localizado a 369 quilômetros em linha reta da capital.
A ação policial teve início por volta das 5h30 da manhã de quarta-feira (28), e conta com o apoio de um cão farejador da Companhia de Cães (Canil) da PM, adestrado para encontrar substâncias de entorpecentes. “O trabalho consiste em abordagens de fiscalização de pessoas e bagagens suspeitas de transportar drogas para serem comercializadas durante o 52º Festival de Parintins”, informou.
Mariolino Brito informou, também, que além do Canil, a operação conta com o apoio do Grupamento de Radiopatrulhamento Aéreo (Graer) da PM, com o auxílio de um helicóptero que realizou sobrevoos na orla de Parintins, onde as embarcações que chegam de Manaus, Belém (Pará) e de outros municípios amazonenses e paraenses começaram a aportar. Na ação policial nada foi encontrada e o trabalho de fiscalização da Polícia Civil continua até o dia 4 de julho.
O delegado do DPI lembrou que a Polícia Civil integra as forças de segurança na operação “Parintins 2017” com efetivo de 52 servidores, sendo sete delegados, em uma ação integrada com os órgãos que compõem a Secretaria de Estado de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM). Na cidade, foi instalada a Delegacia do Turista no Terminal Hidroviário, que está sob o comando do delegado Antonio Chicre, titular da 31ª DIP de Iranduba, e o apoio de policiais bilíngues.