O autônomo Joaby Evangelista de Araújo, 29, foi preso no sábado (27), após atear fogo na própria esposa Maria Lídia França de Araújo, 34. O crime ocorreu na Rua Raimundo Lima, no bairro Jerusalém, no município de Tefé (a 524 quilômetros de Manaus).
De acordo o com delegado Renato Santos Simões, titular da Delegacia Interativa de Polícia (DIP) de Tefé, ainda não se sabe qual o motivo que levou Joaby a praticar o crime.
Joaby utilizou dois litros de gasolina, jogou em cima de sua companheira e ateou fogo. Maria Lídia foi socorrida por um filho e vizinhos até o Hospital Regional de Tefé. A mulher teve 90% do corpo queimado.
Médicos da unidade hospitalar informaram que Maria Lídia sofreu queimadura de terceiro grau e em estado grave. Ela deve ser transferida para o Hospital e Pronto-Socorro (HPS) 28 de Agosto, na Zona Centro-Sul de Manaus.
Durante a ação criminosa, Joaby sofreu queimaduras leves e está sob custódia na enfermaria da mesma unidade hospital onde se encontra Maria Lídia. Após receber alta médica, Joaby responderá pelo crime de feminicídio tentado e será recolhido para a unidade prisional de Tefé, onde ficará à disposição da Justiça.