O soldado militar da Força Aérea Brasileira (FAB) William Alves Freire, 22, foi assassinado com um tiro nas costas, por volta das 22h de quinta-feira (17), no momento em que chegava à residência dele, na Rua Sobral, loteamento Castanheiras, bairro Zumbi dos Palmares, Zona Leste de Manaus.
Segundo relatos de familiares para a polícia, William tinha chegado do quartel e depois saiu de casa onde morava com o pai, em uma motocicleta modelo Bros, para ir a uma academia. Ao retornar, o militar foi abordado na Rua Penetração por ocupantes que estavam em um veículo modelo HB20, cor vinho, placa QUL-4357. Dentro do carro que estava estacionado, havia três homens e uma mulher.
Na ocasião, um dos suspeitos gritou ‘Ei!’, e efetuou três disparos de arma de fogo na direção do militar, que foi atingido com um tiro nas costas. William ainda saiu pilotando a moto, mas caiu em seguida depois de colidir com o muro de uma casa.
O militar foi socorrido e levado pelos vizinhos ao Pronto-Socorro (PS) Dr. João Lúcio, mesma zona, mas não resistiu ao ferimento. O corpo foi removido para o Instituto Médico Legal (IML).
O primo da vítima, Fábio Jonas, disse que William não tinha envolvimentos com tráfico de drogas e a suspeita é que a morte esteja relacionada a crime passional, já que os familiares desconfiam que atual namorada identificada como Regina Célia tenha um relacionamento extraconjugal. Segundo informações prestadas à polícia, William tinha recebido uma ligação minutos antes do crime.
De acordo com investigadores da Delegacia Especializada de Homicídios e Sequestros (DEHS), o assassinato não está relacionado ao crime de latrocínio (roubo seguido de morte), haja vista que a moto da vítima não foi levada pelos criminosos. Imagens de câmeras de vigilância onde ocorreu o crime devem ajudar a identificar os autores do assassinato.
William estava nas forças armadas há três anos, cursava o segundo período do curso de Engenharia, em uma faculdade particular de Manaus e há cerca de um mês namorava Regina Célia. O velório do militar aconteceu uma igreja evangélica, no bairro Armando Mendes, Zona Leste da capital.