Iranduba (AM) – Por meio de denúncias anônimas, Policiais Militares da 8ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) e da Secretaria Executiva Adjunta de Operações (Seaop), foram acionados na manhã desta terça-feira (10), para checar denúncias relacionadas a infratores com arma de fogo que estariam comercializando entorpecentes na rua Deputado Sinésio Campos, no bairro Graça Lopes, no município de Iranduba. Ao chegarem, infratores armados tentaram fugir, entrando em residências e em direção a ruas adjacentes.
Durante incursões, os policiais localizaram Brendo P. D. S, de 18 anos; Gabriel D. C. C, de 19 anos; Paulo R. M. D. C; Mayro A. T. D. L, de 18 anos ; Jéssica T. D. S. S, de 27 anos e um adolescente de 16 anos. Com eles foram encontradas várias armas de fogo, munições, drogas, balanças de precisão, rádios de comunicação, dinheiro e aparelhos celulares.
As equipes conseguiram realizar a prisão das seis pessoas envolvidas. Com as quais foram encontradas uma submetralhadora de fabricação artesanal calibre 9 milímetros (mm), com carregador alongado; uma pistola calibre 40, com numeração suprimida e um carregador; uma escopeta calibre 20 de fabricação artesanal; uma espingarda calibre 20, de fabricação artesanal; uma espingarda calibre 12, de fabricação artesanal; dois revólveres calibre 38; um simulacro de arma de fogo; 40 munições calibre 9mm, 15 munições de calibre 40; duas munições de calibre 12; três munições de calibre 20; quatro munições de calibre 36; seis munições de calibre 28; oito munições de calibre 16; 13 munições de calibre 38; cinco aparelhos celulares, cinco rádios comunicadores; cinco balanças de precisão; duas porções pequenas de substância com aspecto de oxi; quatro porções pequenas de substância com característica de maconha; oito papelotes de substância com aspecto de maconha, duas porções e 100 pinos de substância com aspecto de cocaína; e dinheiro no valor de R$ 86, em espécie.
Foi constatado que um dos suspeitos era o líder local de uma facção criminosa e coordenava a comercialização das drogas, ataques a membros de facção rival e homicídios. Os infratores e materiais apreendidos foram encaminhados para a 31ª Delegacia Interativa de Polícia (DIP).