Cinco adolescentes, com idades entre 13 e 17 anos, foram apreendidos pelo envolvimento em furto a um estabelecimento comercial no município de Barcelos (a 399 quilômetros de Manaus). Na ocasião, o colombiano Jecir Parla, 29, foi preso por receptação.
De acordo com o delegado Roger Makimoto, titular da 75ª Delegacia Interativa de Polícia (DIP), a ação policial foi deflagrada na tarde de terça-feira (2), por volta das 14h. O crime de furto foi cometido no dia 25 de dezembro de 2017, em uma loja situada na Avenida Mariuá, no Centro.
Os adolescentes de 13 e 17 anos foram apreendidos por volta das 14h, em um campo de futebol no bairro da Paz. Em ato contínuo, a equipe de investigação se deslocou, por volta das 15h, até as residências dos adolescentes de 14 e 15 anos, localizadas naquele mesmo bairro. O quinto adolescente, de 17 anos, foi apreendido por volta das 16h, no bairro São Francisco.
“A ação é resultado de investigações em torno de casos de furtos que ocorreram em Barcelos. Durante os trabalhos, chegamos até o colombiano, que estava em posse de um celular modelo Moto G, da marca Motorola, subtraído da loja, após um dos adolescentes ter vendido a ele. Jecir foi preso ainda na tarde de ontem, por volta das 17h, em um hotel no bairro São Sebastião. Ao longo das diligências recuperamos cinco aparelhos celulares, um tablet e três relógios, que estavam em posse dos adolescentes. Os objetos recuperados foram devolvidos ao proprietário da loja”, argumentou o delegado.
Os adolescentes irão responder por ato infracional análogo aos crimes de associação criminosa e furto. Eles irão permanecer no prédio da delegacia, à disposição do Ministério Público do Estado do Amazonas (MPE-AM). Já Jecir foi autuado em flagrante por receptação. Ao término dos procedimentos cabíveis na unidade policial, o infrator irá permanecer custodiado na carceragem da delegacia.