Gladson Guedes Marques, 20, e Jonário Franco Assunção, 26, foram presos por policiais militares do 5º Batalhão da Polícia Militar (BPM), durante a operação ‘Coari Segura’, em posse de duas armas de fogo. O fato ocorreu na manhã desta sexta-feira (21), no município de Coari (a 176 quilômetros de Manaus).
De acordo com o capitão Moraes, subcomandante do 5º BPM, que comandou a ação, tanto Gladson quanto Jonário aterrorizavam os bairros de Ciganópolis e Nazaré Pinheiro no município de Coari. Jonário foi preso na casa onde morava após várias denúncias anônimas de moradores.
Durante a revista no local, os policiais militares encontraram uma espingarda calibre 20, com sete munições deflagradas e duas intactas. Ao ser questionado pelas praticas de roubo, Jonário apontou o comparsa que estava em posse de arma de fogo do tipo ‘caseira’, e que a dupla fazia parte de uma quadrilha de piratas de rio, que atua na região.
Ao chegar à residência indicada por Jonário, os policiais encontraram Gladson em posse de uma arma caseira calibre 20, que se assemelha a uma submetralhadora de nove milímetros, conhecida no meio criminoso como ‘macaquinha’.
A dupla infratora foi apresentada juntamente com os armamentos apreendidos na 10ª Delegacia Interativa de Polícia (DIP) de Coari, onde foram autuados por porte ilegal de arma de fogo.
O major Pedro Moreira, comandante do 5º BPM, enfatizou que a operação ‘Coari Segura’ vendo sendo realizada para reprimir os crimes no município com a presença de policiais do Comando de Policiamento do Interior (CPI), Comando de Policiamento Especializado (CPE), Ronda Ostensiva Cândido Mariano (Rocam), Companhia Independente de Policiamento com Cães (CIPCães), além do 5º BPM.