×

Polícia

Dupla é presa com armas, munições e drogas no bairro Mauazinho, em Manaus

Lucas e Hiago foram presos com armas, munições e drogas - foto: Erlon Rodrigues/Assessoria de Imprensa da PC-AM

Lucas e Hiago foram presos com armas, munições e drogas – foto: Erlon Rodrigues/Assessoria de Imprensa da PC-AM

Lucas Brandão Serrão, 25, e Hiago Silva dos Anjos, 18, foram presos, em flagrante, por porte ilegal de arma de fogo de uso permitido e restrito, tráfico de drogas e associação para o tráfico, na tarde de terça-feira (21), por volta de meio-dia, na Rua Flamengo, bairro Mauazinho, Zona Leste de Manaus. Com os infratores os policiais civis apreenderam uma pistola nove milímetros, uma espingarda calibre 20, munições e drogas.

Publicidade

De acordo com o diretor do Departamento de Repressão ao Crime Organizado (DRCO), delegado Guilherme Torres, a ação, que resultou na prisão da dupla, ocorreu após as equipes do departamento receberem uma denúncia anônima informando que os infratores estariam portando arma de arma de fogo e recrutando adolescentes para o tráfico de drogas no bairro Mauazinho.

“Nossas equipes montaram campana no local indicado e aguardaram o momento ideal para realizar a abordagem. Quando os indivíduos saíram da casa, os policiais civis entraram em ação. Lucas ainda tentou correr e jogou a pistola nove milímetros, contendo nove munições intactas. Ele acabou interceptado. A arma e os projéteis foram apreendidos pelas equipes”, disse Torres.

Após prenderem Lucas, as equipes entraram na residência e encontraram Hiago, escondido no banheiro do imóvel. O jovem estava em posse de quatro porções médias de substâncias entorpecentes com aspecto de maconha do tipo skunk, material para mistura e embalo de drogas, além de uma balança de precisão. Também foi encontrada na casa uma espingarda calibre 20.

“O que chama atenção nessa ocorrência é a pistola nove milímetros que foi encontrada com Lucas. Não se trata de uma arma de fácil circulação. Estamos investigando, junto com as equipes da Delegacia Especializada em Roubos, Furtos e Defraudações (Derfd), a situação do latrocínio do vigilante José Edson Batista da Silva, ocorrido no dia 8 deste mês, no prédio do curso de Medicina da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), no bairro Cachoeirinha, Zona Sul. O calibre da munição encontrada no corpo da vítima é de nove milímetros, então vamos fazer comparação balística com as munições apreendidas com a dupla para averiguar se foi a mesma arma utilizada no delito”, explicou Guilherme Torres.

Durante a coletiva de imprensa, o diretor do DRCO ressaltou, ainda, que foi descartada a possibilidade da pistola, apreendida com Lucas e Hiago, ser do subtenente do Exército Brasileiro (EB) Vladimir dos Santos Ladeira, morto no último domingo, dia 19, no bairro Compensa, zona Oeste da cidade. Na ocasião do crime, a arma do militar foi levada pelos autores do crime. “Esta arma provavelmente veio da fronteira entre a Colômbia e o Peru”, afirmou Torres.
O diretor-adjunto do DRCO, delegado Denis Pinho, informou os procedimentos que serão realizados em torno do caso. “Temos o prazo de 30 dias para concluir o Inquérito Policial (IP), uma vez que eles foram presos em flagrante em posse de duas armas de fogo. Iremos apurar também o envolvimento deles em outros crimes. Vale ressaltar que a pistola nove milímetros tem um poder de fogo considerável. A pistola encontrada com eles é de fabricação alemã. As polícias brasileiras não utilizam esse tipo de marca”, esclareceu.

A dupla foi autuada em flagrante por porte ilegal de arma de fogo de uso permitido e restrito, tráfico de drogas e associação para o tráfico. Ao término dos procedimentos cabíveis no departamento, Lucas e Hiago serão levados para Audiência de Custódia no Fórum Ministro Henoch da Silva Reis, situado no bairro São Francisco, zona Sul da capital.

Com informações da assessoria