
Rocam atuou na negociação com um dos assaltantes que mantinha reféns (Foto: Lucas Pereira/DM)
Dois homens foram presos após uma tentativa de assalto em uma drogaria localizada na Alameda Cosme Ferreira esquina com a Rua Santa Inês, no bairro Zumbi dos Palmares 2, Zona Leste de Manaus, na noite desta terça-feira (31). Durante a ação criminosa, quatro pessoas foram mantidas reféns sob a mira de uma arma.
Os criminosos identificados como Daniel Lima Passos Júnior, 19, e Elioney Arruda Silva, 21, estavam com uma espingarda calibre 20 de cano serrado e entraram no estabelecimento por volta das 20h40, onde inicialmente um deles pediu um medicamento para curar coceiras de um filho.

Daniel se rendeu após quase dez minutos de negociação com a Rocam (Foto: Lucas Pereira/DM)
O funcionário Diogo Santos da Silva, 30, que atendia a dupla foi surpreendido com o anúncio de assalto ao fazer a entrega do remédio, após Daniel puxar da mochila de Elioney uma arma. Outras três pessoas da mesma família, entre elas a proprietária da drogaria Camila Santana, 26, foram mantidos reféns. A proprietária foi insultada com palavras de baixo calão e chamada várias vezes de ‘vagabunda’ sob a mira de uma arma na cabeça.
Durante ação, Felipe Silva de Araújo, 30, também proprietário do estabelecimento, percebeu e tentou negociar com um dos criminosos para ficar no lugar da esposa, mas foi ignorado pelo assaltante.

A motocicleta usada pela dupla foi danificada pelos populares (Foto: Lucas Pereira/DM)
Na ocasião, Elioney saiu do estabelecimento para funcionar uma motocicleta modelo Honda/CG 150 Fan ESDI, cor vermelha, placa NOU-1085, usada na prática criminosa, mas foi contido e espancado por populares que saíram em defesa das vítimas. A moto ficou destruída parcialmente.
Uma guarnição da Rondas Ostensivas Cândido Mariano (Rocam) que realizava patrulhamento na área foi acionada por populares que apontaram assalto com refém. Imediatamente policiais iniciaram os procedimentos e impediram que um dos suspeitos fosse linchado pela população.
Em poucos minutos, o local foi cercado por dezenas de policiais militares da Rocam e 25ª Companhia Interativa Comunitária (Cicom). Sem possibilidade de escapar, Daniel liberou a refém, largou a arma e se rendeu na sequência. A negociação foi intermediada pelo aspirante Tizatto.

A dupla foi presa e encaminhada para o 9º DIP (Foto: Lucas Pereira/DM)
Os assaltantes foram colocados na viatura sob manifestação dos populares que pediam a soltura deles para que desfecho do crime terminasse na ‘Justiça com as próprias mãos’. Em seguida, as pessoas comemoram a prisão da dupla presa em flagrante e levada para o 9º Distrito Integrado de Polícia (DIP). Além deles, a espingarda e a moto foram apreendidos.

Elioney (à esquerda) e Daniel foram apresentados no 9º DIP (Foto: Lucas Pereira/DM)
Ao Diário Manauara, o aspirante Tizatto explicou que após dez minutos de diálogo, Daniel resolveu se entregar sem muitas exigências.
“No local, visualizamos um dos suspeitos sendo espancado pelos populares e o prendemos no xadrez da viatura. Em seguida, adentramos na drogaria e avistamos outro infrator com quatro pessoas sob a mira de uma arma de fogo tipo caseira. Durante a negociação, explicamos que ele seria detido e que ninguém iria agredi-lo, já que o mesmo temia ser espancado pela população”, disse o aspirante Tizatto, da Rocam.
Na delegacia, foi verificado que Elioney, já tinha passagem por receptação. A dupla foi autuada em flagrante por roubo majorado tentado e posse ilegal de arma de fogo. Depois de prestarem esclarecimentos, eles passaram por exames de corpo de delito no Instituto Médico Legal (IML) e posteriormente encaminhados para Audiência de Custódia no Fórum Ministro Henoch Reis da Silva, no bairro São Francisco, Zona Sul da capital.