
Pedro Firmo, o ‘Kawboy’, foi executado com cinco tiros de pistola ponto 40 (Foto: Lucas Pereira/DM)
O comerciante Pedro Firmo Silva de Oliveira, conhecido como ‘Kawboy’, 54, foi assassinado com cinco tiros na noite desta segunda-feira (28), em uma lanchonete localizada em frente ao bar de sua propriedade. O crime ocorreu por volta das 22h30, na Rua Suíça esquina com a Rua Noêmia Cardoso, Comunidade Novo Reino 2, bairro Tancredo Neves, Zona Leste de Manaus.
Segundo relatos de testemunhas, que pediram para não serem identificados, ‘Kawboy’, saiu do bar para deixar um litrão de cerveja para um cliente que estava na área da lanchonete do ‘Didi’.

‘Kawboy’ foi morto ao sair do bar para levar cerveja a um cliente (Foto: Lucas Pereira/DM)
Ao retornar para o bar, ‘Kawboy’ foi surpreendido por um homem que chegou caminhando e efetuou os disparos à queima-roupa. O comerciante não resistiu aos ferimentos e morreu no local.
Após o crime, o atirador correu em direção à Rua Agnelo Bittencourt e fugiu em uma motocicleta com auxílio de um comparsa. Um grupo de mototaxistas ainda chegou a perseguir a dupla criminosa, que reagiu a tiros.
Conforme o perito criminal Bráulio Pedroso, do Departamento de Polícia Técnico-Científica (DPTC), a vítima foi morta com cinco tiros de pistola calibre ponto 40, sendo dois tiros na cabeça, dois nas costas e um na testa. O corpo foi encaminhado para o Instituto Médico Legal (IML).

Moradores disseram que ‘Kawboy’ era uma pessoa muita amiga (Foto: Lucas Pereira/DM)
À polícia, familiares disseram que desconhecem a motivação. Segundo os parentes, o comerciante não havia se envolvido em discussão e não possuía dívidas com ninguém, porém, populares contestaram a versão. ‘Kawboy’, costumava emprestar de dinheiro de um agiota que é traficante da área para comprar bebidas.
Vida pregressa
Natural do município de Tabuleiro do Norte, no estado do Ceará, Pedro Firmo morava em Manaus há dez anos e há seis meses tinha alugado o ponto comercial para trabalhar. Segundo moradores, ‘Kawboy’, como gostava de ser chamado, era bastante querido e prestativo. A vítima deixou esposa, três filhos e cinco netos.
Investigações
De acordo com investigadores da Delegacia Especializada de Homicídios e Sequestros (DEHS) que estiveram no local coletando informações, ainda não há pistas dos autores e a motivação para o crime ainda é desconhecida.

O corpo da vítima foi removido para IML, Zona Norte de Manaus (Foto: Lucas Pereira/DM)
A equipe da DEHS irá solicitar as imagens de câmeras de segurança de um estabelecimento para tentar identificar os criminosos. Familiares também devem prestar esclarecimentos para ajudar nas investigações.
Por equipe Diário Manauara