Keven da Silva Leite, 29; Alex Lopes Cerdeira, 25, e Renato Luiz de Oliveira Matos, 26, foram presos, e um adolescente, de 17 anos, foi apreendido, na tarde de terça-feira (27), por volta das 15h, em uma residência na Rua Toronto, Comunidade Raio de Sol, bairro Cidade Nova, Zona Norte de Manaus.
De acordo com o delegado Péricles Nascimento, titular da Delegacia Especializada em Roubos e Furtos de Veículos (Derfv), as quatro pessoas fazem parte de uma quadrilha especializada em roubo de veículos. Ao grupo são atribuídos, pelo menos, quatro roubos de veículos ocorridos nos últimos dez dias, na Zona Norte da cidade.
Um dos carros roubado pelo grupo ocorreu na manhã de terça-feira (27), por volta das 8h, na Rua Major Silvério Nery, antiga Rua 17, no bairro Cidade Nova, Zona Norte. A vítima, uma mulher de 50 anos, relatou que foi abordada por dois indivíduos no momento em que estava estacionando o carro dela, da montadora Hyundai, modelo HB20, cor vermelha, placa NOO–5772. A mulher informou que um dos infratores estava portando uma arma de fogo do tipo caseira no momento do delito.
Após a formalização da ocorrência, as equipes da especializada saíram em diligência com o intuito de localizar o veículo subtraído e prender os autores do crime, que já estavam sendo investigados pela Derfv. Durante a ação os policiais chegaram até o grupo e encontraram o veículo da vítima.
No prédio da especializada, em depoimento, os infratores confessaram a autoria do crime. Eles relataram que durante a ação criminosa Keven e o adolescente abordaram a vítima, enquanto Alex e Renato ficaram em um veículo que serviu de apoio durante o delito. O grupo declarou, também, que revendia os veículos roubados por valores entre R$ 1,5 mil e R$ 2 mil.
O titular da Derfv destacou, ainda, que durante a abordagem ao grupo, Renato estava em posse de uma arma de fogo e reagiu à abordagem realizada pelos policiais. Por conta disso ele foi atingido com dois tiros. As equipes conduziram Renato ao Hospital e Pronto-Socorro Doutor Aristóteles Platão Bezerra de Araújo, na Zona Leste da capital.
Com o grupo os policiais civis apreenderam duas armas de fabricação caseira, um revólver calibre 38 com a numeração raspada, cinco munições de calibre 38, sendo três intactas e duas deflagradas, uma munição de calibre 12 intacta, cinco celulares, duas balanças de precisão, uma balaclava utilizada pelos infratores nos delitos, além de documentos pessoais e pertences da vítima.
A autoridade policial informou que Keven e Renato estão respondendo na Justiça por homicídio. Renato também foi condenado por tráfico de drogas. Já o adolescente tem cinco passagens pela Delegacia Especializada em Apuração de Atos Infracionais (Deaai), pelos crimes de roubo e porte ilegal de arma de fogo.
Alex, Keven e Renato foram autuados em flagrante por roubo majorado e associação criminosa. Ao término dos procedimentos cabíveis na especializada, o trio será levado para Audiência de Custódia no Fórum Ministro Henoch da Silva Reis. O adolescente será reconduzido à Deaai.
Com informações da assessoria