×

Polícia

Delegado da Polícia Civil e mais nove policiais são presos em Manacapuru

Outros dois homens, suspeitos de envolvimento com o grupo de servidores públicos, também foram trancafiados

Delegado da Polícia Civil e mais nove policiais são presos em Manacapuru

Ericson Tavares, delegado titular do 6° DIP (Foto: Divulgação)

Manaus (AM) – Seis policiais militares e quatro policiais civis, dentre eles um delegado, foram presos no sábado (23), suspeitos de extorsão mediante sequestro, porte de arma de fogo, associação criminosa, adulteração de veículo automotor, e outros crimes. Outras duas pessoas vinculadas ao grupo também foram presas.

Os policiais civis são o delegado Ericson de Souza Tavares, 40, titular do 6º Distrito Integrado de Polícia (DIP); os investigadores Alessandro Edwards da Cruz, 50; Anderson de Almeida Maia, 42; e Eliezio Alencar de Castro, 43. Já os policiais militares foram identificados como o sargento Alexandro Conceição dos Santos, 34; os cabos Edvaldo Ewerton Pinto de Souza, 25; Eldon Nascimento de Sousa, 34; Germano da Luz Júnior, 37; Kemer Cruz Pimentel, 39; e Ueslei Rodrigues da Silva, 35. Além dos policiais, foram presos André Marinho da Silva, 41; e Noe Araújo da Silva, 35.

Publicidade

A prisão dos policiais ocorreu em Manacapuru (a 68 quilômetros de Manaus), após denúncias anônimas informarem que homens encapuzados estavam em três carros praticando sequestros no bairro Correnteza. Um dos veículos era um Onix branco.

Policiais militares do município, lotados no 9º Batalhão de Polícia Militar (BPM), abordaram o veículo mencionado, com ocupantes armados, encapuzados e trajando fardas cor preta. Na averiguação, os policiais constataram que haviam um delegado e três investigadores. Diante dos fatos, os policiais civis foram encaminhados à Delegacia Interativa de Polícia (DIP) de Manacapuru. Três testemunhas e duas vítimas do grupo também foram conduzidas para a delegacia. Uma terceira vítima não foi localizada.

Armas de fogo apreendidas com os policais investigados (Foto: Divulgação)

Com o grupo, policiais do 9º BPM apreenderam capas de coletes balísticos, carregadores com munições, um veículo Onix branco, de placa PHZ-7C16, pistolas, fuzis, submetralhadora, munições de fuzil, munições de pistolas, capacete e celulares.

(Foto: Divulgação)

Na unidade policial, o delegado Ericson Tavares negou envolvimento nos crimes e alegou que sua equipe estava em missão. Um áudio da autoridade policial foi compartilhado nas redes sociais, onde ele afirmou que a situação se encontrava resolvido.

Em nota, as polícias Civil e Militar do Amazonas informaram que os servidores públicos já estavam sendo investigados pelo Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado (Gaeco), do Ministério Público do Amazonas; promotoria de Manacapuru e pelas corporações por suspeita de crime de extorsão.

Eles foram presos em flagrante, no município de Manacapuru, após denúncia anônima. Mais informações sobre o caso serão repassadas em coletiva de imprensa na segunda-feira (25).