
A criança estava em Fonte Boa (Fotos: Divulgação/PC-AM)
Manaus (AM) – Uma criança, de 5 anos, vítima de subtração de incapaz praticada pelo próprio pai, de 25 anos, foi resgatada em Fonte Boa (a 678 quilômetros de Manaus), no sábado (15). A Polícia Civil do Amazonas (PC-AM), com apoio da Polícia Militar do Amazonas (PMAM) e Conselho Tutelar, atuou no resgate. O fato ocorreu na sexta-feira (14), quando homem levou a criança sem que a avó dela soubesse.
Conforme o delegado Bruno Rafael Nunes, da 70ª Delegacia Interativa de Polícia (DIP) de Juruá (a 674 quilômetros de Manaus), a criança está sob a guarda legal da mãe, todavia a responsável está fazendo tratamento médico em Manaus, e a menina vive sob os cuidados da avó materna.
“O pai mora em uma comunidade indígena em Fonte Boa, e chegou em Juruá na sexta-feira alegando para a avó da criança que a levaria para comprar roupa e logo voltaria. Entretanto, ele a levou embora em uma canoa, com destino à comunidade onde vive, somente com a roupa do corpo e sem documentos”, explicou o delegado.
Segundo o delegado, assim que a delegacia recebeu a informação de que os familiares da criança não sabiam sobre o seu paradeiro, de imediato foram feitas diligências para o resgate dela.
“Fomos até a comunidade, juntamente com a Polícia Militar e o Conselho Tutelar, onde localizamos a vítima e o seu pai. Os dois voltaram conosco para Juruá, onde a criança foi entregue a sua avó”, contou o delegado.
Procedimentos
O homem assinou um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) por subtração de incapaz e irá responder ao processo em liberdade. Ele está à disposição da Justiça.
*Com informações da assessoria