×

Polícia

Confronto com bandidos no rio Amazonas resulta na apreensão de armas e munições

As armas serão encaminhadas para perícia no Instituto de Criminalística (IC) da SSP-AM - foto: Erlon Rodrigues/Assessoria da Polícia Civil

As armas serão encaminhadas para perícia no Instituto de Criminalística (IC) da SSP-AM – foto: Erlon Rodrigues/Assessoria da Polícia Civil

Quatro homens suspeitos de integrar uma organização criminosa especializada em roubos a agências bancárias no interior do Estado iniciaram um confronto com policiais civis, na tarde de quarta-feira (22), por volta das 14h, no rio Amazonas, nas proximidades do município de Urucará (a 261 quilômetros de Manaus). Com o bando, os policiais civis apreenderam duas pistolas PT ponto 40 e munições de uso restrito das polícias.

Publicidade

De acordo com o delegado Adriano Félix, titular da Delegacia Especializada em Roubos, Furtos e Defraudações (Derfd), a ação policial aconteceu no meio do rio. Ao perceber a aproximação da lancha onde estavam as equipes policiais, os abriram fogo em direção aos servidores da Segurança Pública, que acabaram revidando aos disparos.

Um dos suspeitos conhecido como 'Velho' morreu durante o confronto com os policiais civis - foto: divulgação/PC

Um dos suspeitos conhecido como ‘Velho’ morreu durante o confronto com os policiais civis – foto: divulgação/PC

Durante o confronto um homem conhecido como ‘Velho’, natural do estado do Pará, além de Rainer Felipe Viana Costa, acabaram alvejados e morreram no local. Outros dois elementos, sendo um deles Edson Duarte Andrade Lima e o outro não identificado até a manhã de quinta-feira (23), caíram no rio e permanecem desaparecidos.

O titular da Derfd ressaltou que a ação contou com o apoio logístico de policiais da Delegacia Interativa de Polícia (DIP) de Itacoatiara, Departamento de Polícia do Interior (DPI) e Secretaria-Executiva-Adjunta de Inteligência (Seai) da Secretaria de Estado de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM). Felix explicou que Edson e Rainer já haviam sido presos por envolvimento em roubo a agência bancária de Novo Aripuanã (a 227 quilômetros de Manaus), de onde roubaram R$ 600 mil.

O crime aconteceu no dia 18 de outubro de 2016. Na época, parte da quantia roubada foi recuperada com os infratores, interceptados dias após o delito. Posteriormente a dupla conseguiu fugir da carceragem da 73ª DIP, situada em Novo Aripuanã.

“Após o roubo em Novo Aripuanã, a equipe de investigação da Derfd, começou a monitorar a organização criminosa. A quadrilha tentou roubar, sem sucesso, no dia 3 de março deste ano, outra agência bancária, dessa vez situada em Nova Olinda do Norte, município distante 135 quilômetros em linha reta de Manaus. A ação criminosa foi frustrada por vigilantes do local. A partir das imagens captadas pelas câmeras de segurança da agência bancária conseguimos chegar até os quatro infratores. Ao longo das diligências fomos informados que os indivíduos estavam em uma lancha com destino ao município de Urucará, onde pretendiam roubar outra agência bancária”, argumentou Adriano Felix.

No decorrer da coletiva de imprensa o titular da Derfd disse que as equipes policiais ainda chegaram a realizar buscas pelos dois indivíduos que caíram no rio durante o confronto, porém não obtiveram êxito. Ainda segundo Adriano Felix, os policiais decidiram interceptar os infratores porque eles agiam com muita violência durante os crimes que cometiam. A autoridade policial afirmou que ‘Velho’ era o articulador das ações, sendo o responsável por organizar e articular a logística do bando, uma vez que eles acampavam na mata e verificavam possíveis rotas de fuga pelos rios do Estado.

Adriano Felix enfatizou que este caso está elucidado. Das duas pistolas PT ponto 40 encontradas com os infratores, uma está com a numeração raspada e a outra contém brasão da Polícia Militar do Estado Amazonas (PMAM). As armas serão encaminhadas para perícia no Instituto de Criminalística (IC) da SSP-AM, onde serão realizados os procedimentos cabíveis.

Com informações da assessoria