×

Polícia

Comerciante é preso como mandante de assassinato na Zona Norte de Manaus

Antônio Edcarlos é apontado como mandante do crime (Foto : Erlon Rogrigues/PC)

O comerciante Antônio Edcarlos de Oliveira, conhecido como ‘Carlão’, 43, foi apresentado na manhã desta segunda-feira (31), durante coletiva de imprensa, no prédio da Delegacia Especializada em Homicídio e Sequestros (DEHS), como mandante do homicídio ocorrido na noite do dia 16 de novembro de 2016, por volta das 21h30, na Rua Acaiaca, bairro Santa Etelvina, Nona Norte da capital amazonense.

Publicidade

De acordo com o delegado Torquato Mozer, adjunto da DEHS, Antônio foi preso na última sexta-feira (28), na casa onde morava, localizada na Avenida Mulateiro, bairro Monte das Oliveiras, Zona Norte da cidade. A ordem judicial em nome do infrator, com prazo de 30 dias, foi expedida no dia 21 de julho deste ano, pelo juiz Mauro Moraes Antony, da 3ª Vara do Tribunal do Júri.

Ao longo da coletiva de imprensa o delegado explicou que no dia do delito o adolescente André da Silva Souza, 15, estava acompanhado de um primo no bar de propriedade de Antônio, no momento em que o comerciante e André começaram a discutir. Eles chegaram, inclusive, a incitar agressão física. Quando saíram do estabelecimento, André e o primo foram abordados por dois homens e um deles portava uma arma de fogo.

Conforme o delegado, André foi alvejado com um tiro na cabeça, vindo a óbito no local, e o primo dele sofreu uma perfuração na mão esquerda.

“Constatamos durante as investigações que a pessoa que efetuou os disparos em direção a André e ao primo dele foi o ex-policial militar do Amazonas Francisco Marques Reis, conhecido como “Max”, que era integrante de um grupo de extermínio que atuava na capital. “Max” é investigado em seis procedimentos na DEHS”, disse Mozer.

A autoridade policial destacou que Antônio também é apontado como mandante do homicídio de Francisco Guedes Benevides, ocorrido em novembro de 2013, após discussão no bar do infrator. “Antônio é investigado como mandante do homicídio de Francisco. Ele contratou pessoas para executarem o crime. Antônio é dono de um bar e as pessoas que dão problema no estabelecimento ou que afastam a sua clientela são punidas”, esclareceu.

Para concluir, Torquato Mozer informou que o ex-policial militar está preso no Comando de Policiamento Metropolitano (CPM) da Polícia Militar do Amazonas (PMAM). O delegado ressaltou que irá representar junto à Justiça a conversão do mandado de prisão temporária para prisão preventiva, a fim de que o processo em nome do comerciante transcorra normalmente.

Com informações da assessoria