Manaus (AM) – Lander de Souza Diniz Júnior, de 18 anos, vulgo “Kauã” ou “Júnior Menor”, suspeito de matar um ex-líder comunitário com 18 tesouradas, morreu na noite deste domingo (16), após intervenção policial. O fato aconteceu no quilômetro 41, na comunidade Nova Canaã, localizado na BR-174, Zona Rural de Manaus.
De acordo com a Delegacia Especializada em Homicídios e Sequestros (DEHS), Lander estava sendo procurado por assassinar Francisco Ribeiro Reis, de 50 anos, conhecido como “Chiquinho”, nas primeiras horas da manhã, na rua Cristo Rei, no bairro Coroado, na Zona Leste de Manaus.
Horas antes de ser localizado, o suspeito fez uma nova transmissão ao vivo nas redes sociais confessando o assassinato e alegando que a vítima estava devendo R$ 4 mil. Lander se escondeu no sítio da mãe, onde supostamente a ex-mulher e o filho eram mantidos reféns.
Após o cerco em uma área de mata, Lander resistiu à prisão e fez disparos contra as equipes policiais, que revidaram. O suspeito foi alvejado com tiros no tórax, sendo socorrido até o Hospital e Pronto-Socorro Delphina Rinaldi Abdel Aziz, na avenida Torquato Tapajós, no bairro Colônia Terra Nova, na Zona Norte da capital.
O corpo foi removido para exames de necropsia no Instituto Médico Legal (IML). A ocorrência de intervenção policial foi registrada na DEHS.