×

Polícia

Ação integrada evita ‘chacina’ e captura membros de facções com arsenal

As equipes da Força Tática e SSP-AM receberam denúncias que quatro pessoas organizavam ataque, com o objetivo de matar integrantes de uma facção rival

Os integrantes de facções criminosas foram apresentados no 6º DIP (Foto: Divulgação/Ceylla Monick)

Manaus – Quatro integrantes da facção criminosa Comando Vermelho (CV) foram interceptados na madrugada desta terça-feira (1º),  por volta das 3h, pelas equipes da Força Tática e Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM), no bairro Novo Aleixo, popularmente chamado de “Mutirão”, na Zona Norte de Manaus. O grupo denominado “bonde homicida” tinha como plano atacar cinco membros do Primeiro Comando da Capital (PCC), que também acabaram capturados. 

Publicidade

Com os oito criminosos, a polícia apreendeu sete pistolas, sendo duas calibres 840, duas 380 e três 9 milímetros, além de 67 munições calibre 380 milímetros e ponto 40. Também foram apreendidas 166 trouxinhas e uma porção média de oxi, além de 33 trouxinhas e uma porção média de cocaína.

Arsenal apreendido em poder de membros de facções (Foto: Divulgação/ Ceylla Monick)

De acordo com o major Ygor Reis, comandante da Força Tática, as prisões foram oriundas de denúncia anônima que relatou a reunião de pessoas ligadas à facção criminosa na rua 54. O grupo pretendia atacar rivais na disputa do tráfico de drogas na comunidade Nossa Senhora de Fátima. 

“Foi por meio do canal 181, o disque-denúncia da SSP-AM, que as equipes policiais chegaram até os criminosos, sendo um deles preso em via pública com entorpecentes. Outros foram localizados em residências distintas. Eles iriam promover uma chacina, mas as forças policiais evitaram uma possível tragédia e terrorismo na população que ali reside”, declarou o major da Força Tática.

Entres os detidos estão: David Ferreira Melo, 22; Gabriel da Silva Queiroz, 18; Victor Ferreira Melo, 20; Vidal Picanço Vieira da Mota Júnior, 19, Rone Castilho Sangama, 25, e Silvio Newton Moura da Silva, 19, além de três adolescentes.

O primeiro a ser preso foi Rone, que estava na rua 54 em posse de entorpecentes. Ele indicou que outras três pessoas do bando estava em uma quitinete. No local, foram presos Silvio Newton e Gabriel, além de um adolescente de 16 anos. O quarteto confessou que planejava o ataque e mostrou a localização dos rivais. 

Em duas casas, a polícia encontrou dois adolescentes de 17 anos, além de David, Victor e Vidal. Com eles, quatro armas de fogo apreendidas. Os adultos foram apresentados no 6º Distrito Integrado de Polícia (DIP). Já os adolescentes foram conduzidos para a Delegacia Especializada em Apuração de Atos Infracionais (Deaai).

A PM ressalta que denúncias podem ser feitas por meio do contato (92) 99428-4400, da Força Tática e pelo 181, da SSP-AM. Os informantes não precisam se identificar.