×

Pesquisa e InovaçãoPesquisa e Inovação

Sine Manaus orienta trabalhadores sobre uso do aplicativo Sine Fácil

Os trabalhadores que forem aos postos do Sine Manaus receberão instruções sobre como acessar o novo serviço. (Foto: Karla Vieira/Semcom)

O Sine Manaus já está preparado para orientar os trabalhadores sobre o uso do novo aplicativo móvel Sine Fácil, que permite ao trabalhador encontrar, de forma prática e rápida, vagas adequadas ao seu perfil. Os trabalhadores que forem aos postos do Sine Manaus receberão instruções sobre como acessar o novo serviço, lançado semana passada pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE).

Publicidade

O Sine Fácil, desenvolvido pelo Dataprev, dá acesso ao cidadão aos serviços do Sistema Nacional de Emprego (Sine) a partir de dispositivos conectados à internet, como celulares e tablets.

A diretora do Sine Manaus, Margareth Cavalcante, explica que agora o trabalhador poderá agendar entrevistas com empregadores, consultar vagas de emprego e acompanhar a situação do benefício do seguro-desemprego com muito mais rapidez e facilidade. “O interessante é que o trabalhador não precisa mais se deslocar a um posto do Sine para saber essas informações. Ele poderá obtê-las a qualquer hora e dia, bastando acessar o aplicativo”, destaca, Margareth.

Os servidores do Sine Manaus passaram por treinamento semana passada para que todos do atendimento saibam orientar os trabalhadores da melhor maneira possível. Além do trabalhador, o empregador também se beneficiará do serviço, pois ele poderá encontrar com mais rapidez um profissional com o perfil desejado.

Como acessar

O aplicativo, que é gratuito, está disponível na versão para Android e em breve também para iOS. É de fácil utilização, mesmo por aqueles com pouco conhecimento de tecnologia.

Para poder utilizar o aplicativo, o trabalhador deverá ter um código de acesso (QR Code) que pode ser obtido nas unidades de atendimento do Sine.

O código de acesso é individual, o que garante mais segurança às informações e agilidade no atendimento. Após instalar o aplicativo no seu celular ou tablet, o trabalhador deverá digitalizar o código utilizando a câmera fotográfica do aparelho celular.

Com informações da assessoria