×

País

Queda de avião com time da Chapecoense deixa 76 mortos na Colômbia

O jogador Alan Ruschel é levado a um hospital - foto: L. E. Noriega (EFE)/EPV

O jogador Alan Ruschel é levado a um hospital – foto: L. E. Noriega (EFE)/EPV

O avião que levava o time da Chapecoense à Colômbia para a disputa da final da Copa Sul-Americana caiu em uma região montanhosa, deixando 76 mortos entre as 81 pessoas que estavam a bordo, informou a polícia colombiana nesta terça-feira (29).

Publicidade

“Foram resgatadas seis pessoas com vida, mas infelizmente uma faleceu. O restante dos ocupantes lamentavelmente faleceu. O balanço trágico é de 76 vítimas fatais”, disse o general José Gerardo Acevedo, comandante regional da polícia.

Três jogadores da Chapecoense sobreviveram ao acidente com o avião em que viajavam, disseram nesta terça-feira autoridades colombianas.

Os jogadores Alan Luciano Ruschel, Marcos Danilo Padilha e Jacson Ragnar Follmann estão na lista dos sobreviventes, segundo comunicado da agência de gerenciamento de desastres da Colômbia. Também sobreviveram Rafael Correa Gobbato e Ximena Suarez. Todos estavam recebendo atendimento em um hospital próximo ao local do acidente.

O avião levava jogadores, equipe técnica e funcionários da equipe de Chapecó (SC), além de jornalistas que iriam cobrir o jogo da equipe pela final da Copa Sul-Americana na quarta-feira, em Medellín, contra o Atlético Nacional.

As más condições do clima só tornaram possível o acesso ao local do acidente por via terrestre, segundo autoridades do aeroporto de Medellín, onde o avião fretado deveria ter pousado.

Posteriormente o aeroporto afirmou que as buscas tinham sido suspensas por causa da chuva forte na região.

Fotos dos destroços do avião foram publicadas no Twitter pela mídia local da Colômbia, enquanto a imprensa brasileira disse que 21 jornalistas também estavam a bordo da aeronave.

O serviço de acompanhamento de voos Flightradar24 disse no Twitter que o último sinal do voo 2933 foi recebido quando o avião estava a 15.500 pés, a cerca de 30 quilômetros do destino, que ficam a 7.000 pés de altitude.

O avião Avro RJ85 foi fabricado por uma empresa que atualmente faz parte da britânica BAE Systems

“Esta noite foi registrado que um avião oriundo do aeroporto Viru Viru, em Santa Cruz, na Bolívia, que deveria ter pousado no aeroporto José Maria Cordova (Medellín), perdeu contato”, disse o diretor da agência de resposta a desastres da província de Antioquia, Mauricio Parodi, a repórteres.

A Chapecoense, time da cidade de Chapecó no interior de Santa Catarina, disputaria na quarta-feira a final da Copa Sul-Americana. Essa é a primeira vez que o time chegava à final de uma competição internacional.

O presidente Michel Temer declarou, em nota, que o governo estava disponibilizando todos meios necessários para ajudar os familiares das vítimas e dar toda a assistência possível.

“Nesta hora triste que a tragédia se abate sobre dezenas de famílias brasileiras, expresso minha solidariedade”, afirmou Temer. O governo federal decretou luto oficial de três dias.

A Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol) suspendeu a partida e todas as suas atividades devido ao acidente.

Em uma nota oficial, o clube disse que não fará comentários oficiais até receber mais informações das autoridades colombianas.
Fonte: Reuters