×

País

Primeira pista de skate é entregue durante inauguração do Parque da Juventude do São José

Além da área para os skatistas, o local também conta com uma academia ao ar livre, playground, entre outros atrativos para a prática esportiva - foto: Mário Oliveira/Semcom

Além da área para os skatistas, o local também conta com uma academia ao ar livre, playground, entre outros atrativos para a prática esportiva – foto: Mário Oliveira/Semcom

 

Publicidade

A Prefeitura de Manaus entregou na segunda-feira (26), a primeira pista de skate da Zona Leste no formato Plaza. O espaço foi montado no Parque da Juventude Ajuricaba Mascarenhas, localizado na Avenida Autaz Mirim, bairro São José. Além da área para os skatistas, o local também conta com uma academia ao ar livre, playground, entre outros atrativos para a prática esportiva.

Segundo o prefeito Arthur Virgílio Neto, que presidiu a inauguração, o espaço é resultado de parceria com empresas privadas, por meio de compensações, que têm ajudado a prefeitura a dar continuidade em projetos que visam melhorar a qualidade de vida da população. Além disso, destacou que a nomeação do Parque é uma justa homenagem a um grande nome do esporte amazonense e mundial.

“Tudo isso aqui é um esforço nosso, mas que não tem nenhum centavo da prefeitura. Toda verba aqui investida é fruto de uma medida compensatória paga por uma empresa privada ao Implurb. Quem vier para cá vai encontrar de tudo, tem desde uma pista para caminhada até a tão sonhada pista de skate”, destacou o prefeito.

Familiares do grande mestre do Jiu-Jítsu amazonense, Ajuricaba Mascarenhas, agradeceram pela eternização do nome do grande lutador. “Tenho certeza que meu irmão Ajuricaba ficaria muito feliz com essa homenagem. Todos os moradores desta área da cidade ganharam um complexo muito bom e completo, que só nos deixa honrados”, disse Jefferson Mascarenhas.

Pista de Skate

No formato de Skate Plaza (praça própria para a prática esportiva), a pista conta com mais de 460 metros quadrados. O projeto executado pela Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf), para os amentes da adrenalina, trouxe os principais obstáculos encontrados em vias e praças, como bancos, bordas, escadas, rampas de acessibilidade e corrimãos, adaptados para a prática esportiva.

De acordo com o skatista Raphael Camarão, a pista é um sonho para todo amante do esporte. “Nós estamos muito felizes, porque faltava a nossa pista. Várias outras localidades da cidade têm a sua, mas aqui faltava e ficava muito difícil a nossa locomoção. Todo o espaço ficou bem bacana e só temos agradecer”, comemorou.

A nova pista foi construída dentro do Parque da Juventude Ajuricaba Mascarenhas, que possui mais de cinco mil metros quadrados. Além da atração para os amantes do skate, o local também chega com uma academia ao ar livre. O espaço conta com oito aparelhos, entre eles simulador de caminhadas, subidas em escadas e atividades motoras, ideais para exercícios de musculação e alongamento.

O Complexo também conta com áreas de recreação para as crianças, como um playground com gangorras, escorregador e casinha. Ao longo do parque foram construídas áreas de jogos com mesas e bancos, além de uma quadra de streetball (indicada para jogos de recreação por possuir tamanho menor que as quadras de esporte tradicionais).

O espaço é totalmente adaptado para convivência e oferece, ainda, duas praças de alimentação, totalizando dez quiosques, banheiros, bancos de concreto e lixeiras seletivas. A obra contemplou, ainda, a implantação da rede elétrica, a construção da estação de tratamento da rede de esgoto, iluminação a LED e novo paisagismo executado pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas).

Recursos

O projeto da obra foi desenvolvido pelo Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb). Com investimento de R$ 1,8 milhão, a obra tem financiamento direto, via uso de recursos do Fundo Municipal de Desenvolvimento Urbano (FMDU), colegiado ligado ao Implurb.

Academia ao Ar Livre

Ainda na noite da segunda-feira, a Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf), inaugurou mais uma academia ao ar livre híbrida, na rua Coronel Valentim Normando, esquina com rua Doutor Simplício, no conjunto Belvedere, no Planalto, zona Centro-Oeste.

A academia híbrida é uma linha de equipamentos para academias ao ar livre que possibilita sua utilização, ao mesmo tempo, por pessoas com e sem deficiência. A obra é oriunda da emenda parlamentar de autoria da vereadora Socorro Sampaio e foi orçada em R$ 84.996.05.

De acordo com o prefeito, as obras no local vão continuar com orçamento de outra emenda da mesma vereadora. “Esta obra parece pequena, mas é grandiosa quando falamos em benefícios para a vida das pessoas. Ainda vamos trabalhar nesse espaço e trazer mais espaços esportivos e melhorias ainda maiores”, destacou Arthur Neto.

A dona de casa Socorro Xavier falou que a academia foi montada em um espaço que antes era usado apenas por criminosos. Ela destacou que como amante da prática esportiva, o espaço chegou em uma ótima hora. “Eu já faço academia há mais de cinco anos e costumo chamar minhas amigas. Agora temos nosso próprio espaço e vou chamar mais gente e vamos cuidar desse local aqui”, afirmou.

Com informações da assessoria